
José Nilo Cruz Martins, country manager da Snowflake. Foto: Divulgação
A Snowflake, uma companhia quente no nicho de data cloud, acaba de abrir uma subsidiária no Brasil, país onde já conta com alguns clientes de peso.
O country manager será José Nilo Cruz Martins, um executivo experiente na área de nuvem.
Até abril ele era vice-presidente para nuvem na Huawei no Brasil.
Martins também foi country manager da AWS no Brasil, no período inicial da operação da gigante de nuvem no país, entre 2011 e 2018.
No mercado desde 1998, Martins ou ainda por Google, Sun, Ariba, SAP e IBM.
“A nuvem de dados da Snowflake ajudará empresas brasileiras a avançar em suas missões para se tornarem mais orientadas por dados, quebrando silos e habilitando a colaboração entre equipes internas e parceiros externos”, promete Martins.
A reportagem do Baguete deu aquela conferida no LinkedIn e encontrou três engenheiros de venda sênior, todos com background em empresas com ênfase em análise de dados.
O time é composto por Anderson Santos, ex-Tableau e Microstrategy, Marcelo Manzano, ex-Salesforce e Tableau, e Dhiego Piroto, ex-Stibo e Logicalis.
A Snowflake desenvolveu tecnologia que permite armazenar e analisar dados em um modelo como serviço nas principais nuvens públicas, incluindo AWS, Google Cloud e Azure.
A vantagem é unificar os dados num só lugar, em um momento em que muitas empresas estão usando diferentes provedores de nuvem, mais infraestrutura própria.
Fundada em 2012, a empresa bateu no ano ado um faturamento anual de US$ 1,21 bilhões, crescendo na faixa dos 100% por trimestre. A Snowflake fez em 2020 um IPO de US$ 3,4 bilhões, um valor alto para um negócio de software.
Em nota, a Snowflake destaca clientes no Brasil como Azul Linhas Aéreas e Petz. A operação brasileira é a vigésima quarta espalhada pelo mundo.
Recentemente, o Baguete divulgou também projetos em clientes de porte menor, como a Dentalis, especializada em soluções de tecnologia da informação para o mercado odontológico, e a Saúde Care, empresa de gestão de saúde com foco em auditoria hospitalar e serviços de atenção domiciliar. Ambos foram entregues pela Dedalus.