.png?w=730)
Rafael Veloso, especialista em TI do Sírio-Libanês (Foto: LinkedIn)
O Hospital Sírio-Libanês, uma das instituições de saúde mais renomadas do Brasil, escolheu a Senior, multinacional brasileira de tecnologia para gestão, para digitalizar e modernizar seu processo de gestão de jornada de trabalho.
O objetivo era que os gestores fiquem livres para focar em atividades estratégicas e no desenvolvimento das equipes do hospital.
Para que isso fosse possível, a instituição adotou a solução de Ponto Eletrônico, que promete aumentar a produtividade do RH e das lideranças, como também reduzir custos com horas extras indevidas, mitigando riscos trabalhistas.
Antes, a istração do ponto era feita sem automação e dependia de comunicações informais entre colaboradores e gestores, feito por e-mail e papel.
“Nosso indicador de absenteísmo era muito distorcido, pois, como os gestores deixavam para tratar essas questões apenas no final do mês, as faltas e os atrasos não eram gerenciados adequadamente, e não tínhamos informações diárias. Ao fechar a folha, era necessário gerar novamente os relatórios para verificar o que foi falta, o que foi abonado e o que tinha atestado”, comenta Fábio da Silva, gerente de CSC do Sírio-Libanês.
Em busca de que o projeto fosse bem sucedido, a solução adotada foi integrada a outros módulos da plataforma de gestão de capital humano da Senior.
“O sistema integrou a tecnologia de forma robusta e garantiu a estabilidade necessária para ar o o simultâneo de milhares de colaboradores. O Gestão do Ponto oferece uma robustez e uma velocidade de processamento superiores. As marcações aparecem rapidamente para o colaborador e, desde que implementamos a solução, não tivemos nenhum problema de performance. É um produto extremamente estável, maduro, seguro e confiável”, Rafael Veloso, especialista em TI do Sírio-Libanês.
Como benefícios, o hospital experimentou o aumento da autonomia dos colaboradores e da eficiência no uso do tempo, visto que, antes, os gestores dedicavam entre 20% e 30% do tempo mensal a atividades relacionadas ao ponto.
Criado em 1921, o Hospital Sírio-Libanês atende anualmente mais de 100 mil pacientes em 60 especialidades em suas 10 unidades localizadas em São Paulo (SP) e Brasília (DF). Hoje, a instituição conta com mais de 10 mil colaboradores e cerca de 600 líderes.
Sediada em Blumenau, Santa Catarina, a Senior Sistemas está há mais de 35 anos no mercado. A empresa possui 2,7 mil funcionários e mais de 100 canais de distribuição pelo Brasil, com atuação também na Colômbia, onde tem a filial Novasoft com mais de 2,5 mil clientes.
Com mais de 100 mil contratos ativos, a companhia é responsável pelo processamento de mais de 6,6 milhões de folhas de pagamento na América Latina em cerca de 11 mil clientes. Entre eles, estão Magalu, Petrobras, Panvel, Centauro e Fiat.
Em 2023, a Senior teve uma receita líquida de R$ 835,4 milhões, um aumento de 16,3% em relação ao ano anterior.