LUGARES

Simpress descentraliza logística 4qzm

Empresa de outsourcing de equipamentos agrega sete hubs e 50 mini-hubs em todo o país. 6w1x3f

15 de janeiro de 2025 - 08:49
Vittorio Danesi, CEO da Simpress.

Vittorio Danesi, CEO da Simpress.

A Simpress, uma das maiores empresas de outsourcing de equipamentos de TI do Brasil, apostou numa maior descentralização da sua logística, aumentando muito a sua presença local.

Nos últimos anos, a empresa ou de ter quatro centros de distribuição, um em Santa Catarina e três em São Paulo, para uma rede mais ampla, agregando sete hubs e 50 mini-hubs nas principais capitais e regiões do Brasil.

A empresa não abre a metragem de cada localização, apenas uma cifra total de 20 mil metros quadrados, mas fica claro que a maior parte do espaço fica nos grandes CDs: os chamados hubs tem a partir de 100 metros quadrados (um apartamento médio) e os mini-hubs começam em 10 metros (uma salinha).

Mesmo que não agreguem muitos metros, os novos locais aumentam muito a cobertura, com os sete hubs espalhados em Santa Catarina, Espírito Santo, Brasília, Paraná, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul e os mini-hubs em todo o Brasil, em localizações não reveladas.

A ampliação da cobertura logística começou em 2023 e está sendo concluída neste mês. Mistérios à parte, a nova estratégia da Simpress já está entregando alguns resultados. 

“Com os novos hubs e mini-hubs, cerca de 85% da demanda emergencial de peças e equipamentos será atendida localmente com ainda mais agilidade e eficiência”, afirma Vittorio Danesi, CEO da Simpress. 

É preciso ter em mente a complexidade da operação da Simpress, que tem no momento 700 mil dispositivos alocados (principalmente notebooks, smartphones e impressoras), o triplo de quatro anos atrás, com clientes espalhados por 4 mil cidades (o país todo tem cerca de 5,5 mil).

A Simpress faz uma entrega de dispositivo a cada 12 segundos, o que totaliza cerca de 3 mil entregas por dia, 60 mil por mês e mais de 700 mil por ano, para clientes em todo o país. 

Quando são consideradas todas as movimentações (recebimento, envio, transferência e retirada), esse número sobe para 2,5 milhões por ano – entre novos equipamentos, insumos, peças para manutenção, etc.

“As vantagens do outsourcing são tantas que, a partir do momento que uma companhia começa, ela não volta atrás em relação a esse modelo. Estamos confiantes de que chegamos próximos de um momento de virada, em que o outsourcing de notebooks e smartphones vai se tornar dominante, assim como o de impressoras se tornou há mais de duas décadas no país, quando fomos pioneiros nesse modelo de negócio", afirma Danesi. 

Leia mais 59b1u

OUTSOURCING

Cobasi renova estações de trabalho com Simpress 4g2q2u

Há 181 dias
OUTSOURCING

Ex-Epson é novo diretor de canais da Simpress 5u6d51

Há 197 dias
RESULTADOS

Simpress fatura R$ 800 mi no semestre 5x1j22

Há 279 dias
CONTRATAÇÃO

Ex-DocuSign é novo CRO na Semantix c3l6n

EDUCAÇÃO

Ânima: outsourcing com Simpress 26468