
Fábio Scabeni, CEO da Viasoft. Foto: Divulgação
Fábio Scabeni, um profissional de carreira da Viasoft, acaba de assumir o cargo de CEO da empresa paranaense de sistemas de gestão com forte atuação no agronegócio.
Itamir Viola, fundador e então CEO, segue como presidente do Grupo Viasoft, e deve focar a sua atuação em um fundo de investimentos focado em fintechs e agrotechs.
Scabeni fez carreira na Viasoft, atuando em 16 dos 32 anos de mercado da empresa. Ele foi contratado em 2004, ainda na faculdade, como estagiário na área técnica.
Em 2007, Scabeni ou para a área de vendas, sendo promovido no ano seguinte para gerente nacional de negócios da vertical dedicada ao desenvolvimento de soluções para empresas do agronegócio, o carro chefe da Viasoft.
Em 2016, Scabeni ou a diretor comercial e em 2018 para o cargo de vice-presidente.
Em 2021, ele se tornou sócio da empresa, junto com os dois fundadores Itamir Viola e Roberto Elias da Silva (o CEO e o VP de Inovação).
Para a cadeira de vice-presidente Comercial da Viasoft foi nomeado Alan Rodolfo Tagliari, outro prata da casa, contratado em 2014.
“Os objetivos de turbinar os nossos principais negócios e tracionar uma ágil entrada em áreas adjacentes já estão desdobrados em metas e planos, prontos para serem executados em 2023”, afirma Scabeni.
Sediada em Pato Branco, um município de 82 mil habitantes no sudoeste do Paraná, a Viasoft tem hoje 500 funcionários e a meta de crescer 35% por ano até 2030, o que significaria atingir até lá um faturamento de R$ 1 bilhão.
A empresa iniciou nos anos 90 focada no agronegócio, mas fechou seis compras de empresas de sistemas de gestão nos últimos cinco anos, ampliando a oferta para setores como varejo, indústria e gestão de pessoas.
FUNDO
Itamir Viola será CEO do Tech Investor, um fundo de investimentos em fintechs e agrotechs.
“A partir deste momento, tenho que fazer um trabalho de aprendizado muito rápido e intensivo na questão de Merger & Acquisition, além de uma captação de recursos para o fundo”, explica Viola.
Viola já participa do conselho de istração de empresas como ControleNaMão, CargOn e Market4u, nas quais a Viasoft fez investimentos nos últimos anos.