.png?w=730)
A cidade é a quinta a receber a rede 5G (Foto: Pexels/ Kaique Rocha)
A partir desta quinta-feira, 4, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), irá ativar o sinal de 5G em São Paulo, capital.
A informação foi divulgada pelo G1, que conversou com Moisés Moreira, conselheiro responsável pelo tema.
Na última terça-feira, 27, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), responsável por coordenar as atividades de limpeza do espectro de 5G, aprovou em reunião a liberação da rede em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, logo atrás de Brasília.
Até então, São Paulo deveria ter tido a liberação concretizada em julho e estava atrasada no projeto diante da quantidade de estações profissionais na metrópole.
Agora, a capital se torna a quinta cidade em território nacional a adquirir a rede, após uma fase de testes bem-sucedidos.
Ainda, segundo o Tele.Síntese, as instalações de filtros para estações profissionais de satélite (FSS) feitas pela Siga Antenado – EAF, organização criada para cumprir as obrigações do edital 5G, estão avançadas em Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e Goiânia.
A faixa de 3,5 GHz está prevista para ficar pronta para uso até o final de agosto em todas as capitais brasileiras, de acordo com as regras da Anatel.