EMPURRÃO

São Paulo migra para NFS-e Nacional 5gv5k

Movimentação é decisiva: a cidade representa um terço de todas as notas de serviço. 3z6f6

26 de agosto de 2022 - 11:50
São Paulo, São Paulo, meu amor. Foto: Pexels.

São Paulo, São Paulo, meu amor. Foto: Pexels.

O município de São Paulo acaba de aderir ao Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e Nacional), lançado em junho pela Receita Federal visando unificar os sistemas de nota de serviço, antes responsabilidade de cada prefeitura.

A entrada dos paulistanos é de grande importância para o sucesso do novo sistema: a cidade sozinha responde por um terço do volume total de notas eletrônicas de serviço emitidas no país.

Também embarcaram cidades importantes do estado como São Paulo e Campinas. 

Até agora, a lista dos 26 municípios tinha sete capitais de porte médio (Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, João Pessoa, Florianópolis, Porto Velho e Rio Branco) e uma série de cidades de menor porte, como Camaçari, na Bahia, ou Marabá, no Pará. 

Vale lembrar que o Brasil tem cerca de 5,5 mil municípios, muitos dos quais com infraestruturas de tecnologia bastante precárias.

O projeto é coordenado pela Receita Federal em parceria com a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Sebrae, o Serpro, cerca de 60 entidades representativas dos prestadores de serviço e outras 114 empresas conveniadas.

A ferramenta auxilia a istração tributária dos pequenos municípios, possibilitando a instituição e o recolhimento do ISS mesmo em locais que não têm istração tributária estruturada.

As funcionalidades também se adaptam aos diferentes portes de empresas – do Microempreendedor Individual (MEI) ao lucro real, simplificando as obrigações órias.

Leia mais 59b1u

CHUVA

Procergs cancela pregão de nuvem 541246

Há 1003 dias
FISCAL

Tenda adota solução SAP com Solutio 3f13g

Há 1020 dias
SERVIÇOS

MEI: Emissão de NFS-e será no Portal do Simples Nacional 1j21r

Há 1025 dias
CONTRATADO

Bueno, ex-IBM, está na Systax 4173

FISCAL

FCC adota solução da Avalara Brasil 5t2e26

BUROCRACIA

É hora de simplificar notas eletrônicas 435832