.jpg?w=730)
Foto: Deposit Photos.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) sofreu um ataque cibernético que provocou “instabilidade em sua rede digital”.
Sem detalhar a natureza, extensão ou data exata do ataque, a empresa disse em comunicado aos acionistas que adotou imediatamente todas as medidas de segurança e controle e pôs em prática o plano para restabelecimento dos sistemas afetados.
“De acordo com a investigação forense em andamento, até o presente momento, não foi identificado comprometimento de dados pessoais”, publicou a Sabesp.
Segundo a companhia, as operações de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto não foram afetadas pelo ataque cibernético.
Em seu site, a empresa informou que os canais de WhatsApp e chatbot estavam temporariamente fora do ar. No início da tarde desta quarta-feira, 23, o atendimento via WhatsApp já havia voltado a funcionar.
A central telefônica, a Agência Virtual e atendimento presencial nas mais de 400 agências estão disponíveis para o atendimento.
“O tempo de espera para o atendimento pode estar acima da média em determinados horários em razão da instabilidade no sistema. Pedimos compreensão e lamentamos eventuais transtornos aos clientes”, publicou a empresa.
De acordo com o Sintaesp, sindicato dos trabalhadores do setor de saneamento de São Paulo, os problemas na rede começaram na última quinta-feira, 17, e o impacto é bem mais grave.
“A situação está um caos. Desde quinta, só o sistema de Controle de Reservatório (COO) que funciona, os demais sistemas os trabalhadores só conseguem ar via internet do celular ou redes externas. As informações que recebemos é que há cinco dias os setores Comercial, Poupatempo, Leitura, Atendimento ao Cliente estão parados graças ao apagão, que atinge todas as unidades da Sabesp pelo estado”, publicou o sindicato.
Segundo o site CISO Advisor, o grau de interferência nas operações é compatível com incidentes envolvendo ransomware. Até o momento, no entanto, nenhum grupo cibercriminoso publicou qualquer informação relacionada ao ataque.
Com um faturamento de R$ 25,5 bilhões no ano ado, a Sabesp está entre as maiores do seu segmento no mundo. A companhia responde pelos serviços de abastecimento de água e de coleta de esgotos em 375 dos 645 municípios paulistas, incluindo a capital.
Atualmente, o estado de São Paulo tem 18% das ações da empresa, enquanto a Equatorial possui 15%. A maior parte dos papeis (57,1%) é negociada na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, e 9,9 %, na bolsa americana NYSE.