
O YouTube Space já tem "Spaces" em cidades como Los Angeles, Londres e Tóquio. Foto: Divulgação.
O YouTube vai abrir no Rio de Janeiro um ambiente com estúdios de gravação para os produtores que publicam vídeos no portal. Localizado no histórico Porto Maravilha, o YouTube Space Rio terá de mais de 2 mil metros quadrados.
No espaço, que deve ser inaugurado até o final de 2016, criadores do YouTube poderão produzir vídeos sem nenhum custo.
Eles terão o a câmeras, equipamentos de iluminação e áudio, tecnologias para transmissão ao vivo e pós-produção, além de programas de treinamento, workshops e eventos.
Para aproveitar os recursos, os youtubers cariocas precisarão ter pelo menos 2,5 mil inscritos no seu canal. Os eventos serão abertos para todos os produtores.
O YouTube Space Rio segue os os de Los Angeles, Londres, Tóquio, Nova York, São Paulo, Berlim e Mumbai. Desde a inauguração do primeiro Space, em 2012, criadores visitaram essas instalações mais de 100 mil vezes e criaram mais de 10 mil vídeos.
Inaugurado em 2014, a sede de São Paulo - que é menor do que a futura instalação carioca - recebeu mais de 1,6 mil pessoas no primeiro semestre de 2015.
O Porto Maravilha é uma iniciativa para resgatar uma área de 5 milhões de metros quadrados na região portuária do Rio. O projeto é uma operação de R$ 8 bilhões em 15 anos.
A ideia do Porto Maravilha é recuper a infraestrutura urbana, o transporte, o meio ambiente, os patrimônios histórico e cultural, além de melhorar as condições habitacionais da região, que encontrava-se em estado de grande degradação.
No final do ano ado, a Embratel anunciou a instalação de um novo data center de classificação Tier 3 no Porto Maravilha.
Em maio de 2015, a Huawei divulgou uma parceria de inovação com a Vivo, destinada a ampliar a cobertura e capacidade das redes móveis de 4G das regiões do centro do Rio e do Porto Maravilha.