TECNOLOGIA

Ribeirão Preto cria aplicações com GeneXus 1k5x2x

Projeto liderado pela Céos TI acarretou melhoria de 40% no desempenho dos usuários internos do sistema público. 5c1067

09 de setembro de 2024 - 12:59
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp), empresa focada em serviços de tecnologia e comunicação, desenvolveu uma série de aplicações para gestão de processos istrativos do município com a plataforma low-code da GeneXus, em um projeto liderado pela Céos TI, distribuidora regional da solução.

Dentre as aplicações, destaca-se o Sistema de Gestão Orçamentária e Contábil, um ERP integrado que controla a elaboração das peças orçamentárias, como  o Plano Plurianual,  a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.

A ferramenta também atende demandas de processos de compras de licitação, estoque, patrimônio, contabilidade e prestação de contas ao Tribunal de Contas de São Paulo. 

Neste ano, o sistema rendeu a Ribeirão Preto a nota máxima no Capacidade de Pagamento, ranking criado pelo Tesouro Nacional para avaliar a saúde financeira dos municípios brasileiros.

Somente três cidades entre os municípios com mais de 500 mil habitantes atingiram a nota máxima no Estado de São Paulo. 

A empresa também desenvolveu um sistema de gestão educacional para atender os pilares de gestão do aluno, gestão do professor e gestão da merenda. 

Todas as três soluções centralizaram e modernizaram processos acadêmicos, istrativos e logísticos. 

Com a gestão das refeições, houve uma redução de 30% no desperdício de comida. Isso porque o sistema fornece informações sobre as reais necessidades dos alunos, evitando erros de cálculo na produção da merenda, bem como o o de não beneficiários às refeições.

Outra frente de destaque é o atendimento ao cidadão. Dentro dessa iniciativa, o aplicativo Fala Cidadão se destaca como um canal direto entre a comunidade e a istração, atuando como um sistema de denúncias e alertas para a prefeitura. 

O aplicativo, disponível para iOS e Android, já conta com mais de 250 mil s.

Como resultado, a Coderp aumentou a credibilidade dos serviços públicos de zeladoria, o que acarretou uma melhoria de 40% no desempenho dos usuários internos do sistema público.

Criada em 1972, a Coderp traz inovações em sistemas de informação, tecnologia de comunicação e soluções ao município de Ribeirão Preto, tendo como principal acionista a prefeitura da cidade.

A GeneXus é uma das maiores empresas de tecnologia do Uruguai e a sua plataforma de desenvolvimento low code tem distribuição mundial. No ano ado, a GeneXus foi comprada pela argentina Globant, uma multinacional de desenvolvimento de software.

Com a compra, a Globant afirma ter se tornado uma das primeiras líderes do setor a investir em uma plataforma low-code. O objetivo era fortalecer a Globant X, divisão da companhia que funciona como uma incubadora de inovação.

Fundada em 2003 e com sede em Buenos Aires, a Globant possui 23,5 mil funcionários e está presente em 18 países. 

A companhia  conta com clientes como Google, Rockwell Automation, Electronic Arts e Santander.

Leia mais 59b1u

RIVALIDADE

Anthropic cria plano corporativo para competir com OpenAI 5n562i

Há 261 dias
XALALÁ

Apps de namoro apostam em IA 21u50

Há 262 dias
INOVAÇÃO

Solução Near Zero Code da Tachyonix está na SAP Store 194v3t

Há 262 dias
BRASIL

Bloqueio do X é uma questão de horas 4v6l5r

ESG

São Paulo ganha jogo para mapear arborização 6g2e28

INVESTIGAÇÃO

CEO do Telegram é preso na França 6135c