
Foto: Divulgação
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp), empresa focada em serviços de tecnologia e comunicação, desenvolveu uma série de aplicações para gestão de processos istrativos do município com a plataforma low-code da GeneXus, em um projeto liderado pela Céos TI, distribuidora regional da solução.
Dentre as aplicações, destaca-se o Sistema de Gestão Orçamentária e Contábil, um ERP integrado que controla a elaboração das peças orçamentárias, como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.
A ferramenta também atende demandas de processos de compras de licitação, estoque, patrimônio, contabilidade e prestação de contas ao Tribunal de Contas de São Paulo.
Neste ano, o sistema rendeu a Ribeirão Preto a nota máxima no Capacidade de Pagamento, ranking criado pelo Tesouro Nacional para avaliar a saúde financeira dos municípios brasileiros.
Somente três cidades entre os municípios com mais de 500 mil habitantes atingiram a nota máxima no Estado de São Paulo.
A empresa também desenvolveu um sistema de gestão educacional para atender os pilares de gestão do aluno, gestão do professor e gestão da merenda.
Todas as três soluções centralizaram e modernizaram processos acadêmicos, istrativos e logísticos.
Com a gestão das refeições, houve uma redução de 30% no desperdício de comida. Isso porque o sistema fornece informações sobre as reais necessidades dos alunos, evitando erros de cálculo na produção da merenda, bem como o o de não beneficiários às refeições.
Outra frente de destaque é o atendimento ao cidadão. Dentro dessa iniciativa, o aplicativo Fala Cidadão se destaca como um canal direto entre a comunidade e a istração, atuando como um sistema de denúncias e alertas para a prefeitura.
O aplicativo, disponível para iOS e Android, já conta com mais de 250 mil s.
Como resultado, a Coderp aumentou a credibilidade dos serviços públicos de zeladoria, o que acarretou uma melhoria de 40% no desempenho dos usuários internos do sistema público.
Criada em 1972, a Coderp traz inovações em sistemas de informação, tecnologia de comunicação e soluções ao município de Ribeirão Preto, tendo como principal acionista a prefeitura da cidade.
A GeneXus é uma das maiores empresas de tecnologia do Uruguai e a sua plataforma de desenvolvimento low code tem distribuição mundial. No ano ado, a GeneXus foi comprada pela argentina Globant, uma multinacional de desenvolvimento de software.
Com a compra, a Globant afirma ter se tornado uma das primeiras líderes do setor a investir em uma plataforma low-code. O objetivo era fortalecer a Globant X, divisão da companhia que funciona como uma incubadora de inovação.
Fundada em 2003 e com sede em Buenos Aires, a Globant possui 23,5 mil funcionários e está presente em 18 países.
A companhia conta com clientes como Google, Rockwell Automation, Electronic Arts e Santander.