.png?w=730)
Daniel Santos, CFO da RX (Foto: Divulgação)
A Topsort, startup do Vale do Silício que desenvolve soluções de mídia digital para o varejo a partir de tecnologias de inteligência artificial, recebeu um aporte de valor não revelado em rodada série A com participação do RX Ventures, fundo de corporate venture capital da Lojas Renner.
A rodada foi liderada pela Ventures e também contou com participação das gestoras Pear VC e Quiet Capital, que já eram investidoras da empresa.
Fundada em 2021 e com base em São Francisco, na Califórnia, a Topsort é liderada pelos cofundadores Regina Ye, Michael Ostrovsky e Francisco Larrain.
A startup utiliza a inteligência artificial para melhorar a performance da publicidade em canais digitais. Para atender às etapas da jornada do usuário, oferece formatos de anúncio alimentados por leilões em tempo real.
Voltada para varejistas e marketplaces, sua solução já está presente em mais de 30 países e é usada por mais de 100 empresas. Entre seus clientes, estão nomes como P&G, Sodimac, Coca-Cola, Cencosud, Unilever, Poshmark, Danone, Daki e Glovo.
A companhia afirma já ter proporcionado um aumento de 500% na receita para seus usuários.
Segundo a Lojas Renner, a decisão de investir na Topsport se deu pela funcionalidade, simplicidade e escalabilidade das suas soluções.
A varejista vem avaliando o potencial do retail media e entende que a parceria com a startup permitirá maior compreensão sobre essa evolução da mídia digital e suas possíveis aplicações. Este é o quinto aporte do fundo.
“Este movimento tem um sentido estratégico e de longo prazo, pois nos permitirá acompanhar de perto as novas tendências do retail media e entender como ele poderá, no futuro, nos ajudar a desenvolver novas frentes promissoras de negócios”, comenta Daniel Santos, diretor financeiro e de relações com investidores da Lojas Renner.
Segundo Francisco Larrain, CTO da Topsort, o investimento marca o início de uma jornada conjunta de inovação na mídia de varejo.
“O mercado brasileiro é repleto de oportunidades e estamos comprometidos em empoderar os varejistas locais com nossa tecnologia escalável e ível. Nosso objetivo é democratizar a publicidade numa era pós-cookies. Este é um o importante para impulsionar nossa missão no Brasil”, afirma Francisco Larrain, CTO da Topsort.
O RX Ventures faz parte do ecossistema de moda e lifestyle da Renner e foi lançado em 2022 com capital comprometido de R$ 155 milhões.
O objetivo do CVC é investir em startups early stage focadas em soluções inovadoras para os segmentos de moda e lifestyle; e-commerce, marketplace e retailtechs; marketing de relacionamento e conteúdo; fintechs; logística e supply chain.
As primeiras investidas foram a Logstore, logtech que desenvolve soluções para o comércio digital; a Klavi, uma fintech com foco em Open Finance; a Radar, uma retailtech que combina a tecnologia RFID e a visão computacional; e a Connectly, uma martech de dados e inteligência artificial para o conversational commerce.
Criado em 2022, o Ventures tem sede em São Paulo e atua no Brasil e no México. Entre suas investidas, estão Abstra, Arch, Birdie, Botcity, Digibee, Medway, Minu, Olist, Salú, e WildLife.