.png?w=730)
Drogasmil, uma das farmácias que compõem a Rede D100 (Foto: Divulgação)
A Rede d100, rede de drogarias do Grupo Profarma, contratou a Diel Energia, energytech de gestão de refrigeração corporativa baseada em internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, para atuar em suas 145 unidades.
Na prática, a empresa monitora os sistemas de ar-condicionado e analisa as máquinas a fim de detectar quais estão ineficientes ou gerando alto consumo. Assim, é feita uma manutenção preditiva dos equipamentos, evitando custos indevidos e imprevistos.
A tecnologia já foi testada em um projeto-piloto que contemplou três drogarias da Rede d100. Agora, a rede vai ampliar a solução para o restante das suas lojas, além das novas unidades que fazem parte do seu plano de expansão.
Com o roll out, a companhia espera reduzir em 15% o consumo de energia elétrica, bem como diminuir a emissão de CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.
Como parte de sua estratégia de governança ambiental, social e corporativa (ESG, sigla em inglês), o Grupo Profarma já utilizava energia elétrica compensada por fazendas de energia fotovoltaica, possibilitando a compensação de cerca de 636 toneladas de CO2.
“Tenho certeza de que o projeto com a Diel Energia nos dará a chance de ampliar ainda mais nosso impacto positivo no meio ambiente, o que beneficia diretamente nossa sociedade”, afirma Deborah Birmarcker, diretora de ESG do Grupo Profarma.
Segundo Bruno Arcuri, CEO e cofundador da Diel Energia, este é o maior projeto realizado pela startup até o momento. Com isso, a ambição de aumentar sua participação no mercado farmacêutico e se tornar a principal aliada para empresas do ramo.
“Nos últimos meses, estamos aumentando nossa penetração no segmento farmacêutico e nos consolidando neste mercado, com projetos e parcerias com as maiores redes de farmácias do Brasil”, comenta Arcuri.
Fundada em 2013, a Rede D100 é composta pelas bandeiras Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário, atuando nos estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso, além do Distrito Federal.
Em 2020, a companhia ingressou no Novo Mercado da B3 e hoje conta com 3,6 colaboradores e mais de 200 lojas, responsáveis pelo atendimento de mais de 2 milhões de clientes mensalmente.
Já a Diel Energia nasceu em 2018 em Florianópolis na garagem dos irmãos Bruno e Victor Arcuri, hoje com sede na capital carioca. A proposta é viabilizar a redução de 10% a 25% do consumo de energia das corporações.
Atualmente, a energytech atende mais de 30 empresas, tendo levantado recentemente R$ 10 milhões em uma rodada de investimentos liderada pelo Grupo Gera, especializado em geração de energia renovável.
Segundo o site Canal Energia, a empresa estipula registrar um crescimento de 344% em 2022, atingindo R$ 20 milhões de faturamento