
O espaço conta com parceria da empresa Fibo com a universidade. Foto: Divulgação.
A PUC-Campinas abriu nesta segunda-feira, 6/5, o IoT Academy, um laboratório voltado para o desenvolvimento de projetos de internet das coisas.
O espaço conta com parceria da empresa Fibo com a universidade.
A IoT Academy tem sede no Campus I e é um ponto de convergência de organizações que desenvolvem tecnologias de internet das coisas, empresas que buscam soluções tecnológicas para melhorar seus produtos ou serviços, universitários de diversas áreas e pesquisadores da universidade.
Os investimentos em equipamentos e financiamentos de pesquisa vêm da própria PUC e das empresas parceiras.
Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-Campinas, diz que o espaço marca um novo o para a universidade.
“É um modelo novo de relacionamento com a iniciativa privada. Empresas que criam tecnologias IoT e as que têm demandas conviverão no mesmo espaço. A Universidade, por meio do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica – fará a ponte desses projetos com os estudantes e pesquisadores”, completa.
Alexandre Bueno, da Fibo, lembra que o trabalho para a criação do laboratório começou há mais de um ano, com a participação de empresas parceiras e de pesquisadores e estudantes da universidade.
“Há uma série de empresas que já estão vindo aqui em busca de soluções para seus problemas. E fiquei impressionado com a qualidade dos estudantes da universidade e com a quantidade de projetos de IoT que a PUC já tinha desenvolvido com esses alunos”, detalha.
O objetivo agora é apresentar soluções para problemas em diversas áreas, não só do setor produtivo, mas também na saúde, mobilidade urbana e segurança.
A IoT Academy está aberta a empresas que queiram participar das pesquisas, apresentar demandas ou financiar projetos.