PORTO ALEGRE

Prefeitura assume dados dos ônibus 5663

24 de janeiro de 2017 - 14:28
Prefeitura está de olho nos ônibus. Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Prefeitura está de olho nos ônibus. Foto: Ricardo Giusti/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre assumiu gestão da bilhetagem eletrônica do transporte coletivo da cidade. 

Até agora, a Associação dos Transportadores de ageiros (ATP), que representa as empresas de ônibus, tinha exclusividade sobre os dados. São 1,7 mil ônibus circulando na capital gaúcha. 

Com a mudança, a istração municipal terá controle online de informações como o número de ageiros que utilizam cada linha, os percentuais pagos em dinheiro e pelo cartão TRI, a quantidade de ageiros que têm isenção, entre outras.

Conforme a prefeitura, a medida deve garantir a redução dos custos e da tarifa do transporte coletivo, devido à possibilidade de realizar auditorias periódicas avaliando supostas irregularidades e uso indevido do TRI e de benefícios. 

A questão dos preços é importante. Os cinco primeiros meses de 2016 viram uma queda de 7% na quantidade de agens vendidas em Porto Alegre, para 16,6 milhões.

A redução também coincidiu com o período de uma das maiores elevações da tarifa já registradas na cidade, de R$ 3,25 para R$ 3,75. 

Em contrapartida, o número de ageiros com isenções na agem cresce cada vez mais, segundo a EPTC. O levantamento apontou que chega a 34% o índice de gratuidade nas viagens.

Uma equipe será mantida por Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Procempa para acompanhar as informações. 

Um dos integrantes da nova istração da estatal municipal de processamento de dados tem experiência nessa área. 

O novo diretor técnico Michel Costa da Silva, foi diretor da ITS Consulting, uma empresa de Porto Alegre especializada no segmento de transações eletrônicas na área de transportes, redes de venda, varejo, adquirência e meios de pagamento. 

Além disso, o executivo foi diretor da Rede Ponto Certo,  líder de mercado no segmento de adquirência de transporte com clientes em diferentes capitais do país. Costa também ou também muitos anos na Getnet, em cargos ligados à área de transporte.

Leia mais 59b1u

PORTO ALEGRE

Tonetto, o cara do 4º Distrito, pede demissão 101n4z

Há 3150 dias
MOVIMENTO

MBL: pressão por privatizações 1p2171

Há 3113 dias
OPINIÃO

O que fazer com a Procempa? 1ef3k

Há 3105 dias
PORTO ALEGRE

Gomes assume Desenvolvimento 1m6w3w

PORTO ALEGRE

Paulo Miranda assume Procempa 634s14

PORTO ALEGRE

Moschetta assume Inovapoa 2u2v55