
Plataforma promove conteúdo interativo dentro dos vídeos. Foto: divulgação.
A espanhola The Mad Video, desenvolvedora de soluções para vídeos online, lançou uma ferramenta interativa para rotular e compartilhar conteúdos (pessoas, lugares e produtos, por exemplo) que aparecem em vídeos online publicados no YouTube, Vimeo e Brightcove.
O recurso, disponível em fase beta, consiste na possibilidade de colocar tags em momentos do vídeo em que se deseja incluir informações complementares ou espaços de interação.
Segundo destaca a fabricante, desta forma é possível, mostrar quais pessoas aparecem, que roupas vestem, onde o vídeo foi gravado ou quem está interpretando a trilha sonora.
Para adicionar as informações, basta arrastar e soltar na cena selecionada, podendo também modificá-los ou acrescentar novos ícones, assim como compartilhá-los em redes sociais.
Conforme explica a empresa, a solução pode ser usada em setores desde o e-commerce, linkando os produtos que aparecem em um vídeo com as páginas de venda, até a educação à distância.
Um exemplo é o da Universidade de Toledo, Ohio, que incluiu a solução como uma das ferramentas multimídia utilizadas em seu programa de ensino.
No caso do varejo, a empresa destaca que vídeos interativos costumam ter, em média, cerca de 600 mil views a mais. Cada clique gerado para ver informações do produto gera intenção de compra.
"O ROI no vídeo era basicamente espaço para branding. Agora, com a nossa solução, geramos vendas diretas", afirma a assessoria da The Mad Video.
Para Koldo Garcia, CEO da empresa, a solução chega para complementar o conteúdo apresentado dentro do contexto do vídeo, sem que os usuários tenham que sair da página para conseguir este complemento.
A The Mad Vídeo já desenvolveu protótipos de sua solução para Smart TVs, em combinação com segundas telas (tablets e smartphones), funcionando de forma integrada com SmarTvs.
Dessa forma, seria possível interagir com um vídeo rotulado com The Mad Vídeo que estivesse sendo reproduzido por uma SmartTV, diretamente do celular ou tablet, sendo apenas necessário tocar no dispositivo para ar toda a informação disponível na cena.