
A Petrobras Distribuidora (BR) abre na terça-feira as inscrições para seu Desafio de Startups. Foto: Divulgação.
A Petrobras Distribuidora (BR) abre na terça-feira, 19/6, as inscrições para seu Desafio de Startups.
A seleção pública de empresas em estágio inicial busca soluções inovadoras para os segmentos de atuação da companhia, a partir de três vertentes: Mobilidade para Pessoas, Mobilidade para Negócios e Sustentabilidade.
Um comitê de avaliação, composto por especialistas da Petrobras Distribuidora e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) fará a seleção de até dez startups. Cada projeto receberá o valor máximo de R$ 150 mil e deverá ser desenvolvido em até 12 meses.
O programa aceita inscrições de empresas de micro ou pequeno porte (MPE), desde que tenham CNPJ ativo com até cinco anos de existência.
A iniciativa tem como objetivo encontrar empresas que possuam competência técnica em tecnologias como internet das coisas (IoT), realidade aumentada e virtual, inteligência artificial, big data, analytics e business intelligence.
Na temática de Mobilidade para Pessoas são esperados projetos de inovação de perfil B2C, desenvolvendo ou potencializando negócios de varejo aplicáveis em postos de combustíveis, lojas de conveniência e centros de lubrificação.
Já para o segmento B2B, inserido na temática Mobilidade para Negócios, a busca é por projetos que utilizem tecnologias digitais para a maximização da eficiência operacional em bases de distribuição de combustíveis, no transporte rodoviário, na gestão de estoques e na colaboração dos elos da cadeia logística da BR.
Para a terceira temática, Sustentabilidade, a expectativa é receber propostas que, entre outras, mitiguem os riscos de impacto das atividades na segurança das operações, na sociedade e no meio ambiente.
“Incentivamos nossa força de trabalho a apresentar livremente ideias que poderiam contribuir para o processo de constante transformação por que a o mercado de distribuição. Entendemos haver espaço, também, para um olhar externo, que poderá apontar novos caminhos para a superação desses desafios”, afirma Aspen Andersen, executivo de TI da BR.
O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do SENAI, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (SESI). Nesta edição, estão disponíveis R$ 55 milhões, em cinco categorias, para financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, sejam novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical.
A chamada da Petrobras Distribuidora é a primeira de 2018 na categoria C: Empreendedorismo Industrial - Inovação na Cadeia de Valor, que busca estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas.