.jpg?w=730)
A estatal brasileira de petróleo é usuária de sistemas da SAP desde 1999. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Petrobras desenvolveu um processo de automação durante o Innoweeks Petrobras, um hackathon interno realizado com mentoria de especialistas da SAP Labs Latin America, que reuniu os laboratórios de inovação das duas empresas.
Batizada de Expedição Inteligente, a solução foi desenvolvida durante quatro semanas e tem como objetivo otimizar os trâmites de expedição de materiais da companhia — com o potencial de gerar uma economia de até R$ 37 milhões por ano.
Segundo a empresa, a ferramenta criada também conta com recursos para otimizar operações de armazenamento, como emissão de remessas e notas fiscais de transporte, separação de materiais e embarque.
“Com este produto, esperamos aumentar a eficiência do processo de transferência, diminuindo custos com transferências não atendidas ou ineficazes”, explica Carlos Malta, membro do time e parte do Centro de Excelência em Robotização e Digitalização da Petrobras.
A competição contou com a participação de cinco times que, para chegar às soluções, percorreram quatro ciclos de desenvolvimento: criação de protótipos de baixa fidelidade, protótipo de alta fidelidade, protótipo funcional e arquitetura dos softwares.
No final, a equipe vencedora era formada por profissionais das áreas de suprimentos, tecnologia, logística, planejamento e gestão de estoques.
"Nessa parceria com a SAP, unimos nossos dois laboratórios, o SAP Labs e Corporate Labs. O resultado comprova que a co-inovação e a colaboração são fundamentais para o processo de transformação digital”, afirma Robert Nunes, Chief Digital Transformation Officer (CDO) da Petrobras.
A estatal brasileira de petróleo é usuária de sistemas da SAP desde 1999, sendo um dos primeiros e talvez o maior cliente da multinacional alemã no país.
A implementação na companhia foi um projeto monumental, envolvendo 2,7 mil profissionais da SAP e da Bearing Point a um custo total de US$ 260 milhões, conforme a Petrobras divulgou em 2003.
Em novembro do ano ado, a petroleira fechou um novo contrato com a SAP, prevendo o upgrade para o S/4 Hana, a última versão do software de gestão da multinacional rodando na nuvem, além da adoção de um pacote de novos produtos.
A lista das incluiu os sistemas de e-procurement Ariba, a solução de gestão de viagens corporativas Concur, o módulo de planejamento de vendas SAP IBP e a solução de análise de dados Analytics Cloud.
A SAP Labs Latin America é um centro de desenvolvimento e e da multinacional com 1,4 mil funcionários. Fundada em 2006 em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, é a única latino-americana entre os 20 centros mantidos pela companhia em todo o mundo.