MATCH

Pesquisa descobre risco em apps de namoro 2t19h

Falha em aplicativos permite identificar a localização quase exata de outros usuários. 5t2o5o

01 de agosto de 2024 - 17:25
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

Pesquisadores da universidade belga KU Leuven descobriram vulnerabilidades nos sistemas de localização de diversos aplicativos de relacionamento, entre eles Badoo, Happn, Grindr e Bumble, muito populares no Brasil.

Na prática, usuários mal-intencionados podem identificar a localização quase exata de outras pessoas. Em alguns casos, a distância pode chegar a dois metros.

Os aplicativos não compartilham a localização exata simplesmente ao serem abertos, mas quando o usuário utiliza os recursos de filtros como idade, altura, tipo de relacionamento e distância.

Para determinar a localização de um usuário, os pesquisadores usaram uma técnica batizada de “trilateração de oráculo” em 15 apps de namoro.

A técnica de trilateração, usada em um GPS normal, funciona usando três pontos e medindo a sua distância relativa do alvo. Isso cria três círculos que se cruzam no ponto em que o alvo está localizado. 

Já na trilateração de oráculo, o usuário estima a localização da vítima e se move aos poucos até que o oráculo indique que a pessoa não está mais próxima, fazendo isso para três direções diferentes. 

“Foi um tanto surpreendente que problemas conhecidos ainda estivessem presentes nesses aplicativos populares. Dois metros é o suficiente para localizar o usuário”, disse Karel Dhondt, um dos pesquisadores, ao site TechCrunch.

Após os pesquisadores contatarem os responsáveis pelos apps, quase todos alteraram o modo de funcionamento dos filtros de distância, não sendo mais vulneráveis à técnica.

A correção aplicada foi arredondar as coordenadas exatas em três casas decimais, deslocando as distâncias em até 1 km.

Entre os apps populares no Brasil, o Bumble afirmou que resolveu os problemas assim que informado, ainda em 2023. O Badoo não respondeu aos questionamentos, mas o aplicativo faz parte do mesmo grupo do Bumble.

O Happn afirmou que, além de arredondar as distâncias, possui uma camada adicional de proteção que não foi levada em conta pelos pesquisadores.

No caso do Grindr, a distância exata chegou a 111 metros, mas ainda assim é considerada arriscada. O aplicativo sinalizou que essa distância ocorre justamente pelo arredondamento das casas decimais e isso é entendido como um recurso e não um bug.

Leia mais 59b1u

MAQUININHA

Itaú terá Pix por aproximação 2u646

Há 298 dias
UX

Itaú anuncia superapp com novas funcionalidades 4j5f2c

Há 323 dias
CONEXÃO

Unifique terá telefonia celular com 5G no RS 20646q

Há 296 dias
PAGAMENTOS

Osigu contrata diretor de estratégia e produtos 2c6r3d

MOLHO

O que o McDonald's tem a ensinar aos CMOs 5n5d3g

EDUCAÇÃO

Grupo SEB gere dispositivos móveis com Urmobo am67

SEM SINAL

Pernambucanas desiste de vender celulares 2z6fn