GOVERNO

Paraná usa TI para controlar gasolina 46326c

Projeto será implantado para gerenciar o abastecimento de veículos da frota pública. 4o1c1o

17 de abril de 2014 - 11:17
Motoristas terão  para abastecer. Foto: flickr.com/photos/kansasphoto

Motoristas terão para abastecer. Foto: flickr.com/photos/kansasphoto

O governo do Paraná começou a usar um sistema informatizado desenvolvido pela Nutricash, para controlar o abastecimento de combustíveis para veículos da frota pública. 

Entre as novidades está a utilização do cartão de pagamento magnético, que permitirá gerenciamento individualizado dos veículos e uma economia projetada de 15% a 20%. 

O sistema será implantado e operado pela empresa Nutricash, vencedora de licitação. O estado possui frota de 16 mil veículos distribuídos em todos os 399 municípios, com consumo anual de R$ 36,8 milhões de litros de combustíveis. 

Atualmente, há dois sistemas de gerenciamento, um deles feito diretamente pelo Departamento de Transporte Oficial (Deto), em relação aos contratos dos postos próprios e o outro que é realizado por cada um dos órgãos do estado que tem contratos separado com postos comerciais e tratamento istrativo diferenciado. 

O novo modelo permitirá o gerenciamento único e descentralizado, ficando na responsável do Deto a coordenação geral e fiscalização do serviço. Cada órgão do Estado continuará monitorando suas frotas específicas. 

O objetivo do contrato é ter controle e guarda eletrônica dos históricos de cada um dos veículos em relação ao abastecimento, além de ter criação de indicadores de desempenho, flexibilização e agilidade nos procedimentos. 

O contrato prevê que no mínimo 926 postos de combustíveis sejam credenciados ao novo sistema. Todos estarão integrados à rede nos próximos 60 dias, período em que serão distribuídos os cartões para início efetivo do serviço. 

O sistema funciona com um cartão de pagamento magnético. Cada carro terá um cartão, que funciona como qualquer cartão de débito bancário. Os motoristas que o utilizam precisarão, na hora do abastecimento, digitar e senha.  

A partir dos indicadores, será possível estabelecer mecanismos que impeçam o abastecimento ou que gerem eventos de alerta ao gestor do órgão usuário. Para casos excepcionais, a contratada deverá dispor de um telefone 0800. 

A empresa contratada produzirá também relatórios gerenciais personalizados, com o perfil de utilização do veículo e todas as relações possíveis envolvendo custo do combustível, quilometragem percorrida e quantidade de litros consumida.

Fundada em 1993, a matriz da Nutricash fica em Salvador. A empresa conta com filiais em Pernambuco e São Paulo.

Leia mais 59b1u

Redecard: publicidade na maquininha de cartão 2i1n1y

Há 5532 dias
ESPIONAGEM

Expresso em apuros no Paraná 276j6n

Há 4124 dias
TELECOMUNICAÇÕES

Paraná na frente com lei de antenas p4c63

Há 4119 dias
SAP

Matos, ex-Six Consult, está na GATI 476z5o

AGILIZANDO PROCESSOS

Coamo: gestão de orçamento com IBM 115p6v

PREPARAÇÃO PARA O EXTERIOR

MBA House abre unidade em Curitiba 5b2b5g

BPO

NTT Data amplia aposta no Paraná 3y6557

WEB

Exceda fortalece canal no Sul 72432s

NO PARANÁ

Grupo Marista: R$ 400 mil em videovigilância 6n2a4r

ENERGIA

Paraná terá fábrica focada em energia solar 4u176j