VAREJO

Pão de Açúcar digitalizará loja física com Microsoft 1fkj

A Minuto Pão de Açúcar receberá sensores capazes de interagir com plataformas digitais, além de novos recursos tecnológicos. 5q2o34

08 de julho de 2019 - 17:04
O Pão de Açúcar busca o desenvolvimento e aplicação de novas iniciativas digitais com a Microsoft. Foto: Divulgação.

O Pão de Açúcar busca o desenvolvimento e aplicação de novas iniciativas digitais com a Microsoft. Foto: Divulgação.

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) vai levar uma experiência digitalizada para a loja física a partir de um acordo firmado com a Microsoft. 

Para realizar o projeto, o GPA também terá como parceira a Logicalis, empresa global de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação, que será responsável pelo desenvolvimento das soluções e implantação de todos os sistemas de inteligência artificial em Azure.

A iniciativa prevê a análise, definição e implementação de novas tecnologias para o aprimoramento da experiência de compra dos clientes dos hipermercados, supermercados, lojas de vizinhança e e-commerce alimentar do GPA. 

Por meio de uma plataforma de dados centralizada, a parceria busca o desenvolvimento e aplicação de novas iniciativas digitais.

O acordo será materializado na criação de uma loja que reúne todas as iniciativas e produtos digitais e tecnológicos desenvolvidos pela área de tecnologia da informação do GPA, com o e das soluções da Microsoft. 

“A loja phygital é uma resposta à crescente demanda dos consumidores por uma experiência de compra mais ágil e intuitiva, resultado da transformação digital em curso na sociedade e do avanço do e-commerce. A loja usa tecnologia para oferecer uma experiência inovadora aos clientes, amparada nos ‘is’ de imediatismo e interatividade”, explica Antonio Salvador, diretor de transformação digital e e-commerce do GPA.

A loja, que deverá ser aberta ao público ainda este ano sob a marca Minuto Pão de Açúcar, uma das bandeiras de vizinhança do GPA, receberá sensores capazes de interagir com as plataformas digitais (aplicativos para celular e e-commerce) e com tecnologias como lockers, reconhecimento facial, self-checkout, entre outras. 

Com a solução dos armários, por exemplo, o cliente poderá antecipar suas compras via aplicativo e retirar na loja sem filas ou espera. Ao chegar à loja, bastará se dirigir ao equipamento e digitar um número de liberação, ambos informados previamente via app. 

O reconhecimento facial fará a leitura de todas as informações disponibilizadas, como F e perguntas normalmente realizadas no momento em que se inicia o processo de pagamento. Neste caso, o cliente, além de identificar seu cadastro, poderá ar suas compras nestes pontos, espalhados pela loja, e pagar diretamente pelo cartão ou via aplicativo.

A loja também terá equipamentos de self-checkout, nos quais os próprios clientes am suas compras e realizam o pagamento, sem a interferência de um colaborador.

“Diante do cenário cada vez mais tecnológico e multicanal em que nos encontramos, a tendência é que a transformação digital se torne cada vez mais frequente e natural. Por isso, nós temos trabalhado para atender previamente esta demanda que está se consolidando, ao oferecermos ferramentas que facilitam a aprimoram cada vez mais a experiência de compra dos nossos clientes”, complementa Salvador.

A loja modelo também abrigará outras iniciativas que foram desenvolvidas pelo GPA, como o Pre-Scanning, que já está sendo testado em laboratório na unidade do Pão de Açúcar Jardim Paulista. 

Nela, colaboradores da loja ficam equipados com um leitor móvel e abordam clientes para realizar o pré-escaneamento das compras enquanto aguardam a vez na fila. Caso o cliente aceite, o operador inicia o registro dos itens, retirando e colocando as compras novamente no carrinho. 

Ao fim da ação, o operador entrega um QR Code para o cliente e o direciona para a seção de autoatendimento, ou o checkout que estiver com menor demanda no momento.

Outra iniciativa é o formato Shop and Go, em que o cliente pode realizar suas compras em loja física e solicitar que todos os produtos sejam entregues em domicílio em até quatro horas. 

A loja terá, também, o sistema Scan and Go no qual o cliente utiliza o próprio aparelho celular para escanear os códigos de barra dos produtos e efetuar o pagamento. Na versão do aplicativo do Pão de Açúcar Mais, o cliente utiliza o scanner de produtos disponível no próprio app para registrar suas compras.

Leia mais 59b1u

VAREJO

GPA padroniza cartazes com Pricefy 6z4b4t

Há 2301 dias
ENTREGAS

Pão de Açúcar compra James Delivery 2z3ez

Há 2357 dias
VIAGENS

Grupo Pão de Açúcar usa SAP Concur 1y1rr

Há 2406 dias
ATENDIMENTO

GPA Malls adota Salesforce a582c

TENDÊNCIA

Teevo troca data center próprio por Azure 166sc

CARROS

Rentcars.com usa chatbot Zenvia 1z4h16

TIVIT

Malwee migra data center para nuvem do Google 505w3z

HPE

Sercompe renova parque do Grupo Lunelli 1h365g

EQUIPE

Teltec Solutions contrata diretor de transformação digital 222r54

CARREIRA

ConnectCom tem novo gerente de vendas 4z50i

BAD GATEWAY

CDN da Cloudflare dá pau, sites fora do ar 2p3341

HYPERSCALE

Equinix: US$ 1 bi para construir data centers 5y1i3n