
Orkut Büyükkökten (Foto:Divulgação)
Orkut Büyükkökten, engenheiro de software turco conhecido por ser o criador da rede social Orkut, um grande sucesso no Brasil no começo dos anos 2000, vai criar uma nova rede social. De novo: já é a quinta tentativa.
Após dez anos do desligamento oficial do orkut.com, Büyükkökten planeja agora, uma nova rede social que evita “armadilhas de engajamento”.
"Por isso que temos tanto conteúdo de ódio e raiva, porque esse é o tipo de conteúdo que é mais compartilhado e que aumenta o engajamento", explicou em entrevista à Bloomberg Línea.
Com 34 milhões, o Brasil ocupou primeiro lugar do ranking de países que mais aram o Orkut, com 55% do número total de usuários da plataforma, ultraando a Índia (11 milhões) e a China (4 milhões).
A nova rede social pode apresentar uma estratégia de marketing para atrair usuários brasileiros com a nostalgia que a plataforma apresenta nos millennials até hoje.
Graduado em engenharia informática pela Universidade Bilkent, Orkut é pioneiro na construção de comunidades online desde 2000, quando apresentou sua primeira rede social chamada Club Nexus, em Stanford, universidade que completou um doutorado em ciência da computação.
Antes de emplacar a rede social que levou seu nome e teve mais de 30 milhões de usuários só no Brasil, o engenheiro lançou uma rede social de ex-alunos de Stanford, chamada inCircle.
Durante seu doutorado iniciou o desenvolvimento independente do orkut.com, projeto que finalizou mais tarde enquanto trabalhava na Google.
Dois anos após o fim do Orkut, o ex-gerente de produto da Google criou a Hello, uma rede social disponível em três idiomas - inglês, francês e português. A mesma foi encerrada em 2022, pela baixa quantidade de usuários.
Três anos após seu lançamento, o Hello tinha apenas 1 milhão de s, um número extremamente baixo se comparado aos 300 milhões de usuários ativos do Orkut no seu auge.