.png?w=730)
Foto: Depositphotos
O Grupo OLX, um dos maiores e-commerces C2C do Brasil, adotou a plataforma da MindMiners, martech voltada para insights de consumidores, para alavancar sua estratégia de marca, mensuração de satisfação do cliente e pré-testes de campanhas.
Com isso, a empresa esperava obter estudos mais profundos e alcançar um público-alvo mais amplo, além de sua base já consolidada. O objetivo era alcançar agilidade e autonomia na execução de estudos, atendendo às necessidades de várias áreas internas.
“Queríamos entender melhor o mercado atual de usados, aprofundar a percepção do consumidor sobre nossos produtos e testar campanhas e comunicações antes do lançamento ao público final. Para isso, necessitávamos de uma base de respondentes diversificada e confiável, capaz de refletir diferentes perfis de consumidores”, conta Sanny Manhães, head de marca e comunicação da OLX.
Segundo a executiva, a MindMiners se destacou por ter uma plataforma flexível e prática na criação de questionários e análise de dados.
Como resultado, o grupo afirma ter ado a realizar mais estudos de forma autônoma e ágil, otimizando tempo e recursos, além de beneficiar diferentes áreas dentro da organização.
Segundo a OLX, o formato "faça você mesmo" da MindMiners possibilitou que tanto o marketing quanto outras áreas pudessem criar estudos sobre tendências de consumo, mercado automotivo, imobiliário, concorrência e outros de forma dinâmica e colaborativa.
Dessa forma, a empresa pôde tomar decisões mais assertivas na comunicação antes mesmo da veiculação das campanhas publicitárias, garantindo maior desempenho e melhores resultados.
"Os testes foram cruciais para definir a estratégia criativa das marcas em 2024. Os estudos tradicionais têm seu papel, mas, nesse caso, não teríamos tempo suficiente para validar os conceitos e fazer os ajustes necessários antes da veiculação da campanha. Criamos o conteúdo da campanha via inteligência artificial e, com a MindMiners, conseguimos elaborar um questionário, segmentar o público da campanha na plataforma e validar, em tempo real, o conceito que melhor se encaixava na opinião dos consumidores", detalha Manhães.
Além disso, a OLX conta que ou a ter uma maior profundidade nos dados de pesquisa sobre a compra e venda de produtos usados no Brasil por meio da integração de metodologias.
Ao ouvir o consumidor, foi possível metrificar suas escolhas e preferências por meio da pesquisa quantitativa. Já com a pesquisa qualitativa, foi possível aprofundar a percepção das categorias, a sentimentalização e também o ponto de vista sobre a concorrência.
“No fim do dia, todos temos jornadas diferentes, que nos proporcionam percepções únicas sobre o mundo e a comunicação. Ter dados claros sobre o que o consumidor deseja nos mantém no rumo certo, entendendo que é ele quem precisa se engajar e se conectar com a marca. Nós facilitamos esse processo”, afirma Manhães.
No Brasil desde 2010, a OLX Brasil adquiriu o Grupo ZAP em 2020, contando desde então com duas unidades de negócios: a ZAP+, totalmente focada em imóveis, e a OLX, com as demais categorias.
A companhia possui 33 milhões de clientes mensais, quase meio milhão de anúncios diários e uma média de 2 milhões de vendas por mês, cerca de 50 por minuto.
No mercado há nove anos, a MindMiners combina pesquisa, tecnologia e inteligência de dados para auxiliar marcas dos mais diversos portes e segmentos a tomar decisões de negócio a partir de dados.
A empresa conta com um de respondentes proprietário e exclusivo, o MeSeems, que reúne mais de 5 milhões de pessoas de todo o país, onde elas compartilham ideias, preferências e rotinas, gerando um banco de informações.
Dentre os clientes que hoje integram a carteira da MindMiners, estão Riachuelo, Vivo, BTG Pactual, Nestlé, Diageo e TikTok.