A organização One Laptop Per Child (OL), que incentiva a fabricação de laptops de baixo custo para crianças de países em desenvolvimento, anunciou que pretende iniciar a produção em massa de uma nova versão do equipamento entre agosto e setembro deste ano.
A fabricante será a taiwanesa Quanta Computer.
Conforme o líder da equipe de Software do OLPC na Red Hat e um dos gestores do projeto geral, Christopher Blizzard, o laptop já está na primeira fase de construção. A segunda fase, que inclui a parte de engenharia, inicia ainda em janeiro e dever ser concluída até abril.
A pressa se justifica devido ao histórico de atraso na produção dos laptops do projeto: quando foi anunciado o primeiro protótipo do projeto, em 2005, a fabricação anunciada ainda para aquele ano acabou ficando para o final de 2006.
De acordo com Blizzard, até agora, a OL entregou algumas centenas de laptops para governos ao redor do mundo, com planos de chegar aos milhares de computadores nos próximos meses.
Nesta nova etapa do projeto, os países-alvo são Brasil, Argentina, Líbia, Nigéria, Ruanda, Uruguai e Tailândia.
A Índia, assim como a China e o Egito, estavam na primeira lista, mas saíram. Os dois primeiros, por serem considerados pela OL mercados “gigantescos”, onde é possível adiar a entrada do projeto.
Para o Egito, não foi divulgada justificativa. A OLPC, porém, destacou que mantém negociações com outros países do Oriente Médio e África para obter adesões ao projeto.
No projeto, a ideia inicial era que o laptop custasse US$ 100. Não foi possível: a máquina hoje trabalhada na iniciativa fica em torno de US$ 150.
Apesar disso, a OL divulgou comunicado informando que projeta uma “queda dramática” nos preços assim que a produção chegar aos milhões de máquinas, o que deve ocorrer dentro de sete anos.
OLPC: produção em massa começa no 3T11 711p4o
A organização One Laptop Per Child (OL), que incentiva a fabricação de laptops de baixo custo para crianças de países em desenvolvimento, anunciou que pretende iniciar a produção em massa de uma nova versão do equipamento entre agosto e setembro deste ano. A fabricante será a taiwanesa Quanta Computer. 6j403g
17 de janeiro de 2011 - 13:59