TRE DE 25 ESTADOS

Oi transmite dados na apuração das eleições 2j5b4n


09 de outubro de 2012 - 12:15
Estrutura de transmissão da Oi atendeu aos TREs durante apuração. Foto: flickr.com/photos/@N04

Estrutura de transmissão da Oi atendeu aos TREs durante apuração. Foto: flickr.com/photos/@N04

A Oi foi a empresa de telecomunicações responsável pela estrutura de transmissão de dados durante a apuração dos votos em 25 estados do país.

A operadora atendeu aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) das áreas onde possui concessão, com cerca de 1,6 mil profissionais envolvidos na operação e manutenção dos sistemas de telecom.

Segundo destaca a Oi em comunicado, o trabalho da empresa garantiu que o resultado fosse praticamente conhecido em todo o país às 20h45 de domingo, quando a Justiça Eleitoral já havia concluído a apuração de 97,53% das urnas.

Para a transmissão, foram utilizados 3,9 mil links de dados e voz avançada nos cartórios eleitorais para os TREs. A empresa também disponibilizou 3,1 mil linhas fixas e 1,3 mil linhas móveis para a Justiça Eleitoral.

Os dados aram pela rede de backbone da companhia, por linhas dial e circuitos dedicados de comunicação de dados instalados nos TREs, todos com back-up via linha discada para o caso de alguma eventual paralisação, formando o backbone secundário do Tribunal.

Também foi empregado um modelo de gerenciamento de rede em que uma equipe de profissionais foi designada exclusivamente para o acompanhamento da rede móvel, fixa e de dados que atendeu aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em 25 estados – a única exceção é São Paulo.

A equipe atuou em oito regionais envolvendo os estados, com e do Centro de Gerência de Rede da Oi (CGR), no Rio de Janeiro, de modo a garantir alto índice de disponibilidade dos serviços contratados.

Além da equipe da Oi, representantes da Anatel receberam boletins periódicos sobre o funcionamento da rede da companhia nas eleições. Não foi registrada nenhuma interrupção dos serviços durante a apuração.

GRANDES EVENTOS
Não é a primeira vez que a Oi participa de eventos de grande porte, com alta demanda de transmissão de dados.

O modelo de gerenciamento da rede foi o mesmo que a companhia utilizou em eventos internacionais como o Réveillon de Copacabana, o Sorteio Preliminar para a Copa do Mundo da FIFA e a Conferência Rio+20.

Leia mais 59b1u

PROBLEMA TÉCNICO

Oi em pane no RS por cerca de 24h k3r2g

Há 4634 dias
TELECOM

Brasil, o mais apressado pelo 4G 5ds1w

Há 4712 dias
MAIS EXPANSÃO

Itaú BBA adota soluções da Cisco 8e5q

Há 4625 dias
HD VIDEO

Level 3 amplia transmissão Vyvx na AL 35q14

EXPANDINDO

Voto Como Vamos: agora em Caxias 3r3a1m

COMEÇOU PELA SEGURANÇA

Gravataí: renovação da TI 1b372h

ELEIÇÕES 2012

Parque de Caxias. Agora vai? 3jzm

ELEIÇÕES

Urna eletrônica ará por modernização 4n13g

TORCIDA ONLINE

Eleições do Inter com votação via Internet 1r491t

SOS MARQUETEIROS

Empresas de TI focam eleições j244t

CIDADE DIGITAL

Caxias investirá R$ 9 milhões em Infovia di48