Weber Canova, vice-presidente de inovação e tecnologia da Totvs. Foto: Divulgação.
A operação de nuvem da Totvs acaba de conquistar a certificação ISO 27001, um padrão de gestão de segurança da informação que especifica as melhores práticas de gerenciamento de riscos.
O certificado, concedido pelo ABS Quality Evaluations, garante a confidencialidade, integridade, disponibilidade e rastreabilidade dos dados contidos em seu data center.
Para a conquista da certificação foi necessário desenvolver e implementar um programa de proteção que incluiu a adoção de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).
Além disso, foi realizada uma validação por uma auditoria externa independente, atestando sua conformidade sobre a norma.
“A obtenção do selo reforça os investimentos e inovações direcionados para a nova nuvem e a Plataforma MultiCloud, lançadas recentemente. Essa certificação traz uma série de benefícios aos nossos clientes, além de nos colocar em um seleto grupo de empresas brasileiras, demonstrando nosso compromisso com a segurança da informação e possibilitando a expansão da nossa atuação em nuvem”, comenta Weber Canova, vice-presidente de inovação e tecnologia da Totvs.
Em julho, a Totvs divulgou que fez um upgrade na sua infraestrutura de data center, para permitir aos clientes da companhia hospedarem com mais facilidade suas aplicações em um ambiente multicloud.
Inicialmente, a oferta tinha como opções a própria Totvs e a Amazon - com quem a empresa havia assinado um acordo em 2015. O plano era incluir também até o final do ano a Azure, da Microsoft.
Com a novidade, os clientes fazem a istração das suas licenças e da infraestrutura através de uma plataforma exclusiva da Totvs, que, por sua vez, negocia contratos de escala com os fornecedores e entrega uma experiência simplificada de compra para os seus usuários.
Hoje, cerca de 3 mil clientes rodam suas aplicações na nuvem da Totvs, um número pequeno frente a um total de mais de 40 mil, mas esse número cresce constantemente, em meio a uma migração da gigante brasileira para um modelo de negócio SaaS, dentro do chamado Totvs Intera.