
A T-Systems, empresa do grupo Deutsche Telekom, acaba de obter a certificação Tier III para seu novo datacenter no Brasil.
O selo é concedido pelo Uptime Institute e atesta a excelência de ambientes de datacenter. No caso da T-Systems, este é o segundo espaço certificado na América do Sul e o primeiro no Brasil.
O datacenter, localizado em São Paulo, ainda está em fase final de construção. A inauguração é prevista para o ultimo trimestre de 2010. Quando concluído, será o segundo do tipo no país, junto com o que o grupo Ativas finaliza em Belo Horizonte.
De acordo com André Almeida, diretor de Computing Services & Solutions da T-Systems do Brasil, o projeto consumirá, ao todo, cerca de R$ 50 milhões em investimento.
Além deste datacenter, a companhia possui outros três no país: dois em São Bernardo do Campo e um na capital paulista, que ocupam uma área de 100 mil m².
Com o novo espaço, esse número aumentará em 7 mil m², abrigando dois mil servidores, mainframes com 4 mil MIPS, 70 terabytes de armazenamento e 30 petabytes de capacidade para backup.
“Esse projeto é um dos mais robustos do segmento, configurado com sistema que otimiza o consumo de energia, o que nos permitirá alcançar o índice de benchmarking de 1.6 PUE (Power Usage Effectiveness)”, afirma Almeida.