.png?w=730)
Dennys Ber, gerente sênior de TI da Natura (Foto: LinkedIn)
A Natura, gigante brasileira de cosméticos, adotou o IBM Turbonomic, plataforma de otimização de custos de nuvem híbrida, para diminuir o trabalho manual de sua equipe e conferir maior agilidade para a execução de tarefas.
O projeto foi entregue pela ScaleUp, uma consultoria de TI carioca, e envolve uma solução interconectada ao ambiente multicloud da empresa, o que permitiu que a companhia obtivesse uma visão mais ampla de toda a operação em minutos por meio de um dashboard único.
“Inicialmente, nós tínhamos um olhar mais direcionado a ganhar eficiência em nossos custos operacionais. Vimos que o Turbonomic atuava de uma forma diferente, com controle de recursos, possibilitando trabalhar também com questões de performance em um ambiente multicloud”, analisa Dennys Ber, gerente sênior de TI da Natura.
A partir disso, a ferramenta tornou possível realizar revisões de eficiência de performance on-premise na empresa de cosméticos, incluindo a tomada de decisões mais informadas.
Nesse cenário, a Natura pretendia adquirir novas máquinas, mas, com o auxílio do Turbonomic, entendeu que, caso fizesse movimentações de cargas de trabalho dentro da operação, isso não seria necessário e, inclusive, seria viável desativar um de seus equipamentos já existentes.
O time de TI da companhia ainda afirma que a solução diminuiu significativamente a utilização de recursos na área, o que vai ao encontro com a estratégia de sustentabilidade da Natura.
Como resultado, poucos meses após a implementação, a ferramenta realizou mais de 4,5 mil ações automatizadas e evitou mais de 900 incidentes em TI, gerando economia financeira e apresentando um Retorno do Investimento (ROI) superior a 100% nos primeiros meses de utilização.
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosméticos que conta também com marcas como Avon, The Body Shop e Aesop.
A empresa tem operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia.
Seus produtos podem ser adquiridos com mais de 2 milhões de consultores por meio do e-commerce, aplicativo Natura, nas lojas próprias ou nas franquias.
Já a IBM foi fundada em 1911 e está baseada em Nova York, nos Estados Unidos. Hoje, a empresa possui mais de 400 mil funcionários em mais de 170 países. A companhia encerrou o ano fiscal de 2022 com receita de US$ 60.53 bilhões.
Com sede na capital carioca, a ScaleUp foi criada em 2017 e trabalha com projetos de infraestrutura, nuvem, datacenter e automação. Entre seus clientes, estão nomes como BTG Pactual, Sapura, SulAmérica, Localiza, Transpetro, Ocyan, ABS Group, Unimed e Prumo.