
O MetrôRio conta hoje com 41 estações e transporta em média 880 mil ageiros por dia. Foto: Divulgação
A MetrôRio, concessionária responsável pela operação de três linhas do metrô do Rio de Janeiro, migrou seu sistema de gestão integrado (ERP, na sigla em inglês) da SAP para dentro da Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
Com a migração, a companhia destaca ter evitado um alto investimento na compra de um novo data center, que demandaria gastos com servidores, cabeamento, infraestrutura e licença de banco de dados, além da rotina de atualização de hardware.
"Com um data center local, há muitas preocupações, tais como estrutura física, controle de o e renovação de ativos. Já com a OCI, ganhamos mais elasticidade. Em momentos de maior demanda, disponibiliza mais recursos para as máquinas e, nos tempos ociosos, reduz o processamento que resulta em uma economia muito significativa", explica Apolo Araujo, gerente de TI da MetrôRio.
Conforme Araujo, a mudança do sistema para a nuvem trouxe mais eficiência tecnológica e escalabilidade. Além disso, a migração trouxe uma redução de custos estimada em 35% em manutenção e infraestrutura.
Criado em 1979, o MetrôRio conta hoje com 41 estações e 56,5 quilômetros de trilhos, distribuídos em três linhas, transportando em média 880 mil ageiros por dia.
Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, a empresa registrou o recorde do transporte de 13,9 milhões de ageiros.