
Kamila Borges, sócia fundadora e diretora de tecnologia da Maxipas. Foto: LinkedIn
A Maxipas, uma das principais empresas de segurança e medicina do trabalho no Brasil, adotou a solução de automação de processos robóticos (RPA, na sigla em inglês) da AutomationEdge com a integradora catarinense Selbetti.
A empresa implementou o RPA junto com a solução SmartShare ECM/BPMS da Selbetti, um software que faz a gestão e armazenamento de documentos. No total, a combinação de soluções ajudou a automatizar 14 processos.
O projeto foi entregue em três meses e inclui integrações com outros softwares que a Maxipas já usava, voltados por exemplo para o E-Social, o sistema eletrônico de registro e gerenciamento de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais do governo federal.
“O processo do E-Social antes da automação exigia um enorme número de colaboradores para ser realizado, um processo maçante e trabalhoso”, explica Kamila Borges, sócia fundadora e diretora de tecnologia da Maxipas.
Além de melhorar a atuação das soluções, a automação também ajudou no lançamento do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e na produção de laudos técnicos.
Antes do RPA, o processo do ASO demandava muito tempo e mão de obra, com a necessidade de realizar várias etapas manuais e inserir informações em diversos sistemas.
Antes da automação, o preenchimento de laudos técnicos levava cerca de três horas. Agora, o processo é concluído em três minutos.
“A implementação do RPA trouxe resultados significativos para a empresa, além de redirecionar funcionários que antes apenas realizavam tarefas manuais repetitivas, a empresa obteve uma capacidade maior de entrega e uma melhoria no preenchimento de dados”, finaliza Borges.
Fundada em 1995, a Maxipas tem sede em Criciúma, Santa Catarina, possui 11 escritórios em 10 cidades no país e mais de 8 mil empresas em sua carteira, atendendo anualmente mais de 300 mil pessoas.
A empresa oferece assessoria na área, realizando procedimentos ligados à saúde ocupacional, como exames issionais, demissionais, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho.
Já a AutomationEdge é fornecedora de soluções de hyperautomação, RPA e automação de TI. Seu RPA reúne recursos para automação empresarial, como inteligência artificial, machine learning, chatbot, ETL, integrações de API prontas e automação de TI.
Fundada em 1977, a Selbetti iniciou sua história comercializando calculadoras, máquinas de escrever e móveis para escritório. Mais tarde, ou a incorporar novos produtos e serviços ao seu portfólio, como inteligência artificial, RPA, digital e eletrônica de documentos.
Hoje, a empresa sediada em ville, Santa Catarina, soma 4 mil clientes e cerca de 1,4 mil funcionários, com 14 filiais no país. Até 2025, a meta é crescer 50% e atingir R$ 1 bilhão em faturamento.