
Claudia Marquesani. Foto: Divulgação.
Cláudia Marquesani, ex-diretora de tecnologia da Petz, acaba de assumir o cargo de CIO da Copa Energia, a maior empresa da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
Marquesani tem mais de 30 anos de experiência na área, tendo sido também superintendente de tecnologia no Santander e gerente executiva de infra e serviços de TI na Auto.
A executiva também ocupou cargos de gerência na Louis Dreyfus e na Sodexo, além de ter sido consultora na IBM.
De acordo com a nova CIO, o desafio na Copa Energia será criar uma estrutura de trabalho que permita mais agilidade por meio do uso da tecnologia.
“A ideia é utilizar IA e bots para melhorar a roteirização das entregas, segmentar melhor os clientes, digitalizar o atendimento de RH, entre outros aspectos”, explica Marquesani.
Marquesani é também professora universitária e especialista no tema "Mulheres em Tecnologia", sendo autora de livros, artigos acadêmicos e palestrante sobre o tema equidade de gênero.
Atualmente, ela participa de um trabalho voluntário nas MCIOs - Grupo de Mulheres CIOs que visa impulsionar a participação de mulheres em TI.
A Copa Energia é a maior empresa da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha.
A empresa é detentora das tradicionais marcas Copagaz e Liquigás que, juntas, atendem 13,2 milhões de residências por mês.
A companhia é líder no mercado brasileiro, com 24,2% de market share, mais de 4,4 mil revendas e operações em 24 estados e no Distrito Federal.