
Linha de produção da Marfrig. Foto: divulgação.
A Marfrig trocou tecnologias de virtualização da VMware pelo Hyper-V da Microsoft como um parte de um projeto para aumentar o controle da performance da infraestrutura de TI.
O frigorífico implementou o Microsoft System Center 2012, utilizado como base de consulta para análise de performance. A consultoria foi do parceiro Microsoft Integral.
A iniciativa envolveu mais de 1 mil servidores distribuídos pelo Mercosul, sobre os quais o frigorífico não tinha informações sobre a condição real de funcionamento nem conseguia monitorar de ponta a ponta, afirma a Microsoft em nota.
Ainda de acordo com a multinacional a solução da VMware, acabava gerando 10% mais custos por ser comercializada em módulos, ao contrário do Hyper-V, que é vendido apenas em sua versão completa.
A Marfrig virtualizou 80% de seu ecossistema de TI, composto por 1 mil servidores espalhados no Mercosul.
O System Center gera, mensalmente, 40 mil alarmes de atenção e produz mais de 10 mil ações proativas de correção do ambiente, evitando paradas graves nos servidores.
A virtualização também fez com que a utilização de diversas máquinas físicas fosse descartada, permitindo à Marfrig reduzir em 10% seus custos com energia elétrica.
Atualmente, a Marfrig processa 3,6 milhões de bovinos por ano. O faturamento previsto para 2013 é de R$ 16 bilhões.