INDÚSTRIA

Maratá adota soluções da Fortinet 6k3z3j

Projeto é da TeleData, integradora da marca de cibersegurança em Sergipe. 5y2kw

24 de junho de 2022 - 16:14
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

A Maratá, indústria sergipana de alimentos e bebidas, adotou soluções da Fortinet, multinacional especializada em cibersegurança, com a TeleData, integradora local da marca.

O primeiro o foi melhorar as redes sem fio dos depósitos da companhia, onde o processo de controle de estoque já era digital, com leitura de código de barras para registrar entradas e saídas de produtos.

Para isso, a Maratá precisava de uma conexão de rede confiável para garantir o fluxo ininterrupto de informações. Certas áreas dos depósitos não tinham conexão de dados e os funcionários precisavam mover as cargas para áreas com Wi-Fi a fim de concluir o controle de estoque.

Para corrigir esse problema, foram implantados os switches FortiSwitch Secure Ethernet e a solução de ponto de o sem fio FortiAP, gerenciada pelos FortiGate Next-Generation Firewalls (NGFWs).

Com isso, o processo de controle de estoque agora pode ser feito em qualquer parte dos depósitos. Segundo a empresa, a Maratá também obteve mais estabilidade de rede e os incidentes de conectividade tornaram-se praticamente inexistentes.

A nova infraestrutura também teria otimizado o trabalho da equipe de TI ao eliminar o desperdício de tempo com reparos demorados. Antes da migração para a Fortinet, a equipe tinha que fazer horas extras devido a interrupções na rede.

Após a implementação, o time percebeu que também poderia migrar a solução anterior de firewall de código aberto para o FortiGate NGFWs. 

“Tivemos que complementar o projeto inicial. Ao implantar a plataforma Fortinet Security Fabric, aumentamos consideravelmente a visibilidade e o controle da rede”, conta Eduardo Bedoia, analista de Infraestrutura de TI da Maratá.

Nas cinco unidades, a companhia implantou uma infraestrutura de rede e comunicação baseada no FortiGate NGFW, com gestão centralizada.

“Era muito complicado descobrir onde estávamos tendo problemas.Agora, sabemos tudo o que acontece na rede. Essa visibilidade é essencial para uma empresa com várias filiais que precisam estar conectadas o tempo todo”, explica Junior Barbosa, analista de infraestrutura de TI da Maratá. 

Além disso, a indústria percebeu que precisava aumentar o o e a disponibilidade dos serviços de e aos negócios. 

Com a adoção do SAP S/4 Hana, a conexão das filiais dependia de um link MPLS entre a matriz e o antigo provedor de serviços em nuvem que hospedava o ERP em São Paulo. Desta forma, qualquer incidente de conectividade na matriz impactava todo o grupo.

Assim, a Maratá aproveitou os FortiGate NGFWs para implementar o FortiGate Secure SD-WAN e garantir a conectividade entre a sede e as filiais.

A empresa também migrou seu ERP para o Google Cloud Platform com a solução Secure SD-WAN, visando adicionar links de backup para todos os locais, bem como aumentar a segurança de o ao G.

Agora, todas as unidades se conectam diretamente ao G por meio de links redundantes e protegidos pela solução FortiGate Secure SD-WAN.

Como parte de sua plataforma Fortinet, a Maratá ainda implementou a ferramenta FortiAnalyzer para gerar relatórios de eventos e ameaças. Antes da solução, a equipe de TI não conseguia ver o que ocasionava o consumo excessivo de capacidade. 

Se houvesse um ataque cibernético, por exemplo, seria preciso esperar até alguém relatar um problema. Agora, a ferramenta oferece o gerenciamento centralizado e em tempo real de logs de incidentes e ameaças.

Se algo incomum acontecer, como tráfego suspeito, a solução envia alertas que permitem à equipe de TI resolver os problemas com rapidez e sem interferir nas operações.

Como próximos os, a empresa está planejando usar a ferramenta FortiMail, para proteção contra ameaças como spam, phishing e ransomware.

Fundada em 1962, a Maratá tem sede na cidade de Itaporanga D’Ajuda, Sergipe, e sete filiais, entre fábricas e escritórios comerciais. A companhia é responsável por 70% da indústria de alimentos e bebidas da Região Nordeste.

Com mais de 5 mil funcionários, a sergipana atua com produtos como café, sucos, condimentos, achocolatados, misturas para bolos e embalagens descartáveis.

Além da Fortinet, a TeleData atua com marcas como Infobip, Logitech e Trend Micro. Com matriz em Salvador e filial em Aracaju, a empresa tem no portfólio clientes como Le Biscuit, Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Rede Bahia e Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

Leia mais 59b1u

SEGURANÇA

Raster adota solução da Trend Micro g4b1g

Há 1071 dias
BRINQUEDOS

Ri Happy aposta em segurança com Fortinet 6mi2r

Há 1081 dias
GOVERNO

INSS tem internet com Telebras 3g3b2p

Há 1095 dias
INDÚSTRIA

Tabone: hiperconvergência com Nutanix 3f5p5h

RISCO

Pequenas sem antivírus nem backup 6k6r6x

REGIÃO SUL

Infomach abre escritório em Porto Alegre 4ff3q