
Alexandre Jeselsohn.
Alexandre Jeselsohn, um profissional que fez carreira no mercado de ERP em empresas como Datasul e Totvs, é o novo sócio da System Advisor, uma startup incubada na UFRGS com foco em ajudar empresas na seleção de software de gestão.
Jeselsohn atuou nos últimos 12 anos na operação da Totvs em Porto Alegre, em diversos cargos de gerência.
Ele começou a carreira na Datasul no final dos anos 90, trabalhando em grandes projetos (vale lembrar que a Totvs comprou a Datasul em 2005).
A System Advisor oferece e na seleção de ERP, mas também de outros sistemas auxiliares como BI, TMS, WMS e outros, a partir de uma base de dados com informações de 600 sistemas de gestão.
Os nomes incluem tanto os maiores fornecedores de ERP em nível mundial, como Oracle e SAP, empresas brasileiras líderes de mercado como Totvs e Sênior, até fornecedores mais nichados como IFS, Cyncly, Organiza Têxtil e Arenco.
A empresa foi fundada por Mário Oliveira, um dos sócios da Tools, uma empresa gaúcha de desenvolvimento de software com clientes como Banrisul e Hewlett-Packard.
“No formato atual de seleção de softwares, praticado pela maioria das empresas brasileiras, é bem provável que se deixe de considerar opções melhores e mais baratas e com recursos mais adequados às necessidades atuais e futuras”, afirma Jeselsohn.
A System Advisor vem atuando nesse mercado desde 2023 e já entregou mais de 12 projetos, sendo alguns clientes a Bifum Alimentos, Soft Film, Pró Engenharia Eficiente, Belo Minas Laticínios e Neo Formas. Outros oito estão em andamento no momento.
A duração típica da consultoria de seleção de sistemas da System Advisor é de 90 dias, com 45 para a etapa de avaliação e mais 45 dias para a etapa de seleção. O mercado alvo são empresas com faturamento entre R$ 20 e R$ 600 milhões anuais.