FORÇAS

Itaú, Natura e Nestlé se unem para pesquisa digital 4sa3g

As três gigantes estão utilizando a plataforma Lab, criada pelo banco, para conhecer melhor os clientes. 4e5l6x

16 de dezembro de 2020 - 17:01
Foto: Pexels.

Foto: Pexels.

O Itaú Unibanco, a Natura e a Nestlé começaram a trabalhar em conjunto para conhecer o comportamento dos clientes através de pesquisas, utilizando a Lab, plataforma virtual criada em 2016 pelo banco. 

Até então, a Nestlé já havia utilizado a ferramenta para realizar alguns estudos e, recentemente, a Natura se juntou às duas empresas.

A primeira pesquisa realizada pelas três foi feita nos dias 15 e 16 de outubro. No estudo, elas mapearam o comportamento da população digital brasileira em relação à retomada das atividades durante a pandemia e as expectativas com as festas de final de ano.

Foram 300 entrevistados, entre homens e mulheres, de todas as regiões do país com idade entre 18 e 65 anos. Através deles, as companhias descobriram, por exemplo, que 22% não pretendem comprar presentes de Natal neste ano e 34% pretendem gastar menos do que no ano ado.

Segundo as empresas, o uso do sistema reduz em 50% o tempo médio para chegar à conclusão de um estudo, além de diminuir o custo em mais de 80%.

“A tecnologia é uma aliada fundamental para o marketing de hoje e o Lab surge como uma ferramenta inédita no segmento de customer insights porque cria um ambiente colaborativo entre marcas e potencializa ainda mais os resultados", destaca Livia Sarmento Campos, superintendente de planejamento e consumer market insights do Itaú Unibanco.

 Apenas em 2019, foram realizadas mais de mil análises por meio da plataforma para auxiliar no lançamento, em mudanças de produtos e serviços e nas comunicações com os clientes. Atualmente, o Lab conta com mais de 4 mil clientes cadastrados.

"Essa parceria com Itaú e Nestlé nos dá amplo e rápido o a diferentes públicos e perfis atitudinais, trocando aprendizados sobre temas comuns entre as empresas. Além disso, a versatilidade da tecnologia nos permite manter uma forma fluida e interativa de relacionamento com os consumidores e fãs da Natura", afirma Larissa Berbare, head global de consumer insights da Natura.

Segundo as empresas, o desenvolvimento dessa plataforma não tem como objetivo concorrer com os grandes institutos de pesquisa. 

As pesquisas feitas de forma online e off-line são para atender demandas que necessitem de percepções e validações, como o entendimento sobre hábitos e comportamentos. 

Em casos de maior complexidade, como compreender a proposta de valor de um produto, elas afirma que será necessário recorrer a outras metodologias do universo de pesquisa. 

O Itaú tem cerca de 70% da base de clientes presente em seus canais digitais, o que significa cerca de 13 milhões de pessoas físicas e, se somadas pessoas jurídicas, o número chega a 14,5 milhões.

Fundada em 1969, a Natura é subsidiária da Natura &Co, grupo global de cosméticos que também inclui as marcas Avon, The Body Shop e Aesop. Juntas, as empresas registraram receita líquida de R$ 14,4 bilhões em 2019.

Já a suíça Nestlé instalou a primeira fábrica no Brasil em 1921 e, segundo pesquisa realizada pela Kantar World, hoje seus produtos estão presentes em 99% dos lares brasileiros.

Leia mais 59b1u

SALTO

Itaú vai para a nuvem da AWS 5g725

Há 1636 dias
MOBILIDADE

Itaú lança serviço de compartilhamento de carros elétricos 5x2t6q

Há 1653 dias
MAIS UMA

Sinqia compra Tree Solution 3r6137

Há 1691 dias
CELULAR

Itaú tem leasing de iPhone 2641

CONTRATAÇÃO

Ex-ScanSource é novo diretor da Aplex 5em6j

DISPUTA

Rede prepara oferta pela Linx 423g3

FINANCEIRO

Sinqia compra empresa do Itaú 3y683h

DESENVOLVIMENTO

Itaú oferece 200 vagas para curso de Full Stack 3w6b6z

PAGAMENTOS

Porque Itaú, Bradesco e Santander não estão no WhatsApp Pay 2c594q

CASE

Itaú BBA terá live com CEO da Zoom 362q4f