TRANSPORTE

Itaipu monta Renault Twizy 6x5wr

A binacional pretende promover estudos de nacionalização dos componentes do veículo. 5l6g2c

10 de novembro de 2014 - 09:23
A Itaipu Binacional iniciou a montagem dos 32 compactos elétricos do modelo Renault Twizy. Foto: Divulgação.

A Itaipu Binacional iniciou a montagem dos 32 compactos elétricos do modelo Renault Twizy. Foto: Divulgação.

A Itaipu Binacional inicia em Foz do Iguaçu, no Paraná, a montagem dos 32 compactos 100% elétricos do modelo Renault Twizy que fazem parte do acordo de cooperação tecnológica assinado no ano ado entre Renault e Itaipu.

De acordo com Margaret Groff, diretora financeira executiva de Itaipu, “o Twizy será integrado ao sistema de mobilidade inteligente de Itaipu. O objetivo é desenvolver soluções inovadoras na área de logística. A infraestrutura para o veículo elétrico ainda é um desafio para o Brasil e o mundo”.

O trabalho começou no final de outubro, em uma área especialmente preparada dentro do complexo hidrelétrico. A intenção é montar um carro por semana.

"Essa é a primeira vez que um veículo Renault é montado fora de uma fábrica da marca. Acreditamos que o futuro da mobilidade a, necessariamente, por veículos zero emissão, e estabelecer esse tipo de parceria só reforça que estamos no caminho certo", afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

A atividade mobiliza engenheiros e técnicos da matriz da Renault, na França; da fábrica do Twizy instalada em Valladolid, na Espanha; da fábrica da Renault em São José dos Pinhais; do Parque Tecnológico Itaipu; e da própria binacional.

O chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu, Celso Novais, que é coordenador brasileiro do Programa VE, explicou que a binacional pretende promover estudos de nacionalização dos componentes do veículo e, no futuro, preparar fornecedores de peças para o mercado regional.

“A nossa expectativa é que encontremos pelo menos 60% dos fornecedores [de peças] deste veículo no País. Isso é importante porque entra numa faixa boa de nacionalização, o que faz com que o preço do carro caia muito, além de gerar emprego e renda no Brasil”, afirmou.

Todas as unidades montadas em Itaipu serão utilizadas exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites do complexo hidrelétrico. Também poderão ser utilizados pelos empregados pelo sistema de car sharing.

Os 32 Twizys chegaram à Itaipu em regime SKD (semi knock down, na sigla em inglês) – ou seja, parcialmente desmontados. Na usina, o trabalho envolve a integração do sistema de tração, bateria e motor elétrico, além da carroceria – totalizando aproximadamente 90 peças.

 “Na Espanha, a montagem do Twizy é automatizada; aqui, o processo é mais manual, justamente porque o interesse de Itaipu não é produzir e fazer volume, mas conhecer a tecnologia”, explicou Celso Novais. Toda a estrutura montada pela Itaipu para desenvolver esse projeto conjunto está em linha com o que é preconizado pela Renault na Europa.

Leia mais 59b1u

HP

São José dos Pinhais investe em TI a265l

Há 4161 dias
PARA A COPA

Curitiba: carros elétricos para serviços públicos 1u1f12

Há 4124 dias
INVESTIMENTO

Renault: R$ 500 milhões no Paraná 92e4

Há 4055 dias
COMBUSTÍVEL

Curitiba faz economia com carros elétricos 2e153m

JAD

Carro elétrico ganha nova versão no RS w1f2m

AUTOMÓVEL

Está pronto o primeiro BMW catarinense 5r491j

PESQUISA

Bateria carrega 70% em 2 minutos 3j4z18

COMBUSTÍVEL

Sem Parar: pagamento automático no Shell 1l1f1a