.png?w=730)
Órgão disponibilizou um site temporário para o a parte dos dados do programa Queimadas (Foto: Depositphotos)
O website do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), está com serviços fora do ar após ter sofrido um ataque cibernético no qual seu banco de imagens, que contém dados públicos, foi ado.
Segundo a nota do INPE, o ataque aconteceu no dia 20 de julho e ficou na camada superficial do site. O hacker teria ado as mesmas informações que o Instituto disponibiliza para "qualquer pessoa que queira ar imagens de seu interesse".
A organização também afirma que não há possibilidade de qualquer agente externo “assumir controle” dos satélites do órgão, responsável por publicar dados sobre queimadas no Brasil.
“Os controles dos satélites do INPE fazem uso de um ambiente de comunicação e processamento totalmente independente da Internet”, diz o comunicado.
Conforme o Security Report, o site foi tirado do ar para que testes adicionais, auditorias e atualizações de segurança fossem realizados como medida de segurança.
"Estamos aproveitando a oportunidade para atualizar algumas funcionalidades do website com relação aos catálogos antigos de imagens (CBERS-2 e 2B) a fim de melhor atender aos nossos usuários. Portanto, o website deverá ser disponibilizado em breve, com os serviços plenamente restabelecidos e renovados", afirma o INPE.
Enquanto as medidas são realizadas, o órgão disponibilizou um site temporário para o a parte dos dados do programa Queimadas.