NUVEM

IBM agora tem cloud multi zona no Brasil 4c3c3y

Novos data centers em Santana de Parnaíba e Alphaville se somam ao de Jundiaí. 6e3257

16 de março de 2021 - 13:21
Katia Vaskys, gerente geral da IBM Brasil.

Katia Vaskys, gerente geral da IBM Brasil.

A IBM anunciou a inauguração de dois novos data centers para nuvem pública no Brasil, em Santana de Parnaíba e Alphaville, que se somam ao já existente em Jundiaí.

Todos os centros, como a maioria desse tipo de estruturas no país, ficam em São Paulo, mais particularmente na região metropolitana da capital paulista.

A IBM não abriu nenhuma informação técnica mais relevante sobre os data centers. 

Na verdade, a nota inicial não dizia nem onde eles ficavam, o que, para seu crédito, a IBM respondeu prontamente quando questionada sobre pela reportagem.

O data center de Jundiaí foi inaugurado em 2015, quando a empresa revelou que ele tinha capacidade para 9 mil servidores e potência de 2.8 MW. É de se supor que os dois novos fiquem nessa escala.

A empresa tem ainda um data center em Hortolândia, onde a empresa já vem investindo a mais de uma década, mas ele não está envolvido com nuvem pública.

As inaugurações são importantes porque marcam o início da  primeira IBM Cloud Multizone Region (MZR) na América Latina.

Com mais de um data center de nuvem pública no país, os clientes podem rodar seus sistemas em um e fazer o backup em um segundo, o que aumenta a segurança dos dados.

A configuração também elimina a necessidade de armazenar dados fora do país, o que é um limitador para muitas empresas em setores regulados, como serviços financeiros, governo e telecomunicações, entre outros. 

Apesar de estarem relativamente próximas entre si, as três zonas são independentes umas das outras, garante a IBM, afirmando que os clientes podem ter “certeza” de que quaisquer eventos de falha em potencial afetam apenas uma única zona.

“Com orgulho expandimos nossos investimentos e presença no Brasil oferecendo altos níveis de confiabilidade, segurança e controle para criar novos modelos de negócio baseados em uso massivo de dados e inteligência artificial, e apoiados em nuvem híbrida”, afirma Katia Vaskys, gerente geral da IBM Brasil. 

Nesta primeira fase, estará disponível um conjunto de soluções de infraestrutura como serviços e de armazenamento, que ajudam a fornecer segurança e controle do tráfego da rede, proteção de dados sensíveis, sistemas de backup e recuperação.

Ao longo de 2021, o catálogo de IBM Cloud continuará a ser lançado, oferecendo opções de serviços de plataforma para ajudar os clientes a implementar rapidamente arquitetura e aplicações de missão crítica em ambientes de nuvem híbrida e capacidades de inteligência artificial com IBM Watson, blockchain, IoT e analytics.

MICROSOFT TAMBÉM TEM

A Microsoft fez um anúncio similar ao da IBM em outubro do ano ado, ao anunciar a abertura de uma nova região de nuvem no Brasil, baseada no Rio de Janeiro, complementando a já oferecida a partir de São Paulo desde 2014.

As chamadas zonas de disponibilidade são locais isolados de falhas em uma região da Azure, fornecendo energia redundante, resfriamento e rede. Elas somam hoje um total de 65 regiões, espalhadas por 90 países ao redor do mundo (na América Latina, apenas Brasil e México).

Leia mais 59b1u

BLOCKCHAIN

Carrefour rastreia frutas cítricas com IBM 6k356m

Há 1539 dias
ECOSSISTEMA

Ex-IBM assume hub de inovação da Capgemini 5a5o5k

Há 1549 dias
NOMES

Fodor, ex-Cisco, assume grandes contas da AWS 2e6f62

Há 1531 dias
PAROU

Pix fica fora do ar por mais de uma hora 63sg

FINTECH

BizCapital atende clientes com IBM Watson 512z2s

NUVEM

Banco BS2 migra para Google Cloud 1x334m

INFRA

Lojas Lebes: novo ambiente de nuvem com Claranet 6yh2o

INFRA

PIX usa tecnologia Red Hat 6r4d65

OPERAÇÕES

Ex-Dedalus assume como COO da SoftwareONE 26g3r