A HP incrementou sua linha de servidores com recursos pré-configurados para virtualização
A companhia agregou software Hyper-V da Microsoft a soluções como o HP VirtualSystem, que promete tornar mais rápido o processo de virtualização de aplicações, incluindo SharePoint, Exchange Server e SQL Server.
Conforme Jeff Carlat, diretor de Servidores, Comercialização de Software, Armazenamento Corporativo, Servidores e Networking da HP, as cargas de trabalho virtual, hardware e outros recursos podem agora ser gerenciados por meio do HP Insight Control e Microsoft System Centers.
O executivo explica que o VirtualSystem para Microsoft usa a mesma arquitetura do HP CloudSystem, agregando armazenamento, redes e servidores em uma combinação que permite reduzir a latência quando efetuadas configurações para implementações de nuvem pública, privada ou híbrida.
Entretanto, a virtualização não é indicada para prestadores de serviços que realizam grandes volumes de transações web.
Nestes casos, a melhor opção é o hardware de arquitetura mais complexa, que usa diversos servidores de baixo consumo de energia, destaca Carlat.
Além da solução da Microsoft, a HP também trabalha com outros fornecedores de software para virtualização, como da VMware.
O VirtualSystem para Microsoft estará disponível a partir de novembro, com valor estimado de US$ 175,5 mil, não incluindo licenças da MS para aplicativos.
Serão dois modelos comerciais: VS1, para empresas que desejam hospedar cerca de 750 máquinas virtuais, e VS2, para até 2,5 mil máquinas.