VIRTUALIZAÇÃO

Hospital São Carlos renova infra com IBM 1o4g61

instituição comprou equipamentos IBM SystemX, somou 24 TB de armazenamento e se adequou à norma federal de guardar permanentemente os prontuários eletrônicos de pacientes. 13jh

02 de maio de 2013 - 17:41
O Hospital São Carlos, de Farroupilha. Foto: divulgação.

O Hospital São Carlos, de Farroupilha. Foto: divulgação.

O Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha, na Serra Gaúcha, renovou sua infraestrutura de armazemanento com soluções IBM.

A instituição, que tem cerca de 130 leitos, já utilizava três servidores, em um parque que reúne máquinas Dell e HP, e foi renovado com equipamentos da linha IBM SystemX com processadores Intel Six Core e storage DS3512 com 24 TB de armazenamento, vendidos pelo canal Serrana Informática, de Caxias do Sul.

Conforme Julio Sonaglio, gestor de TI do hospital, o projeto ajudará a instituição a se adequar à legislação federal que exige que os prontuários médico de pacientes sejam guardados em meio físico por 20 anos, ou arquivados eletronicamente permanentemente.

“Com os equipamentos que adquirimos, temos capacidade para ar o volume enorme de dados com que trabalhamos hoje e crescer por mais três anos”, comenta Sonaglio, sem revelar a quantidade de prontuários a serem digitalizados.

O investimento feito no projeto, que incluiu, ainda, dez computadores Lenovo para renovar o ambiente de trabalho, também não é divulgado - o gestor só conta que foi financiado pelo Banco IBM.

Revelando o valor ou não, o fato é que o São Carlos não pretende parar de investir na TI: o hospital está em andamento e planeja ampliar a virtualização tanto o ambiente de armazenamento, quanto o de trabalho.

Um projeto neste sentido já está andando com base em Windows Server.

Outro trabalho em andamento na instituição de saúde serrana é a adoção de um sistema de GED da Totvs, que será integrado ao ERP da também gaúcha JME, já utilizado há vários anos.

Para cuidar da TI do São Carlos, Sonaglio conta com o auxílio do colega Cesar Augusto Colognese na parte de Help Desk.

Na coordenação dos projetos, eles contam com auxílio dos parceiros terceirizados, lista a qual se soma, além dos já citados, a Tecnopoint, de Lajeado.

Com cerca de 370 colaboradores, o São Carlos atua com emergência, UTI, centro cirúrgico, maternidade, diagnóstico por imagem, agência transfusional e outras unidades, divididas em diversas especialidades médicas.

Leia mais 59b1u

SAÚDE

Blumenau: sistema unificado para farmácia popular 69326h

Há 4496 dias
MENOS PAPEL

Micromed: certificação digital no prontuário eletrônico 625u5g

Há 4565 dias
TI NO HOSPITAL

HSVP turbina Oracle com Advanced 5z3e73

Há 4506 dias
CIOs ALINHADOS À GESTÃO?

TI x Saúde: o debate vai longe 3d503f

SAÚDE

E-Val agrega digital ao Totvs PEP 3e6259

GESTÃO DE PESSOAS

Hospital Zilda Arns otimiza RH com Senior 5x462s

SAÚDE TOP

MV em hospital mais luxuoso do México 496a1y

SAÚDE BEM GERIDA

MV no maior complexo hospitalar da AL 4t1c

SAÚDE

Hospital Samaritano cria sistema de segurança do paciente 132u27

COM MV SISTEMAS

Hospital Santa Cruz: TI no atendimento 496615

ERP

Hospital vai de MV no Mato Grosso 6t1g31

VIGILÂNCIA E CONTROLE

Hospital SC: segurança com D-Link 2p4bb

BEM MAIS RÁPIDO

Com GeneXus, hospital agenda consultas pelo Facebook 1y6b12