SAÚDE

Hospitais públicos de MG têm Wi-Fi 6 da Huawei 2o2m3r

Conectividade já foi implementada em três instituições de Belo Horizonte. 141d49

15 de outubro de 2024 - 15:17
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), órgão responsável pela rede estadual de hospitais públicos de Minas Gerais, implantou o Wi-Fi 6 da Huawei, gigante chinesa de tecnologia, em três hospitais de Belo Horizonte.

Atualmente, a conexão está funcionando no Hospital Alberto Cavalcanti, na Maternidade Odete Valadares e no Instituto Raul Soares. 

O Wi-Fi 6 poderá ser utilizado em soluções de Internet das Coisas (IoT) no controle de materiais, equipamentos e medicamentos que precisam ser rastreados e monitorados. 

Além disso, a Fhemig adquiriu um software de gestão hospitalar que necessita de uma utilização mais robusta da rede.

Segundo a Huawei, a solução permitirá que equipamentos e dispositivos hospitalares tenham uma comunicação eficiente, mobilidade, alta capacidade e uma melhoria na gestão hospitalar de banda, além de oferecer aos pacientes o gratuito à comunicação com familiares e amigos.

“O projeto possui uma plataforma única de gerenciamento de todos os hospitais, capaz de separar com segurança a rede privada do hospital da rede pública oferecida à população”, destaca Ricardo Mansano, CTO de governo e transformação digital da Huawei.

De acordo com Guilherme Augusto Pessoa de Castro, coordenador de infraestrutura de Tecnologia da Informação e comunicação da diretoria de planejamento, gestão e finanças da Fhemig, a conectividade estável e de banda larga contribui para o bem-estar dos pacientes.

“A implantação do Wi-Fi gratuito não só melhora a experiência dos pacientes, proporcionando-lhes uma forma de manter contato com familiares, mas também facilita o trabalho dos profissionais de saúde, que podem utilizar a Internet para aprimorar os serviços prestados”, afirma Castro.

A parceria entre o Governo de Minas Gerais e a empresa de tecnologia chinesa não é de hoje. 

Em novembro de 2023, foi realizado um investimento de R$ 65 milhões para a instalação de equipamentos que modernizam o Wi-Fi em 2.127 escolas da rede estadual e para o treinamento tecnológico de 70 mil professores.

A Huawei foi fundada em 1987 por Ren Zhengfei, um ex-oficial do Exército de Libertação Popular da China, e hoje é uma das maiores fornecedoras globais de equipamentos de telecomunicações e dispositivos eletrônicos de consumo.

A companhia atua na área de redes de telecomunicações, liderando a tecnologia do 4G e do 5G, e também no mercado de consumo, como smartphones e tablets, além do setor de soluções de TI para empresas e governos, como computação em nuvem, big data, infraestrutura de data centers e inteligência artificial.

A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica.

Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial.

Leia mais 59b1u

CONECTIVIDADE

Unifor implementa WiFi 7 com Huawei 4713d

Há 229 dias
INFRA

Huawei planeja mais três data centers na América Latina 69n1z

Há 407 dias
TENDÊNCIA

Huawei tem smartphone triplo dobrável 1g5t6o

Há 261 dias
CONECTIVIDADE

Unesp gere WiFi 6 com Extreme Networks 6v183c

CHINESES

Huawei tem novo CEO no Brasil 6d1t3b

CONEXÃO

Porto Digital de Recife tem rede LoRaWAN 6u2b3k