
Com 61 anos de atividade, o Grupo Pardini tem 123 laboratórios. Foto: divulgação.
O Grupo Pardini, rede especializada em medicina diagnóstica, implementou a solução Infor Cloverleaf para alavancar a interoperabilidade de dados e agilizar a comunicação entre o Grupo, laboratórios parceiros e software houses.
Segundo a companhia, conectar-se de forma ágil e eficaz com os diversos sistemas laboratoriais (LIS) e hospitalares (HIS) dos seus clientes Lab-to-Lab — quando o grande laboratório processa os resultados para laboratórios menores — é um desafio, pois o setor ainda não possui padrões de protocolos que possibilitem uma conexão mais fluida.
Neste contexto, a solução da Infor foi selecionada porque possui features especializadas na cadeia assistencial de saúde e possibilita a adoção da plataforma como uma solução de barramento corporativo (BI, ERP, Analytics\Big data) da companhia.
“Para prover a melhor experiência digital aos nossos clientes, é preciso ter um barramento de integrações robusto, ágil e confiável. Encontramos na solução da Infor tais requerimentos, que darão sustentação ao roap digital ambicionado”, afirma Fernando Dantas, gerente executivo de TI do Grupo Pardini.
A nova ferramenta foi batizada de Symphony e possui dois componentes principais: a Plataforma de Integração Infor Cloverleaf e o Cloverleaf Secure Courier.
O projeto foi dividido em sprints de implantação, seguindo práticas de metodologia ágil, priorizados mediante critérios estratégicos estabelecidos no roap digital do Grupo Pardini para seus clientes do Lab-to-Lab.
No estágio atual, as entregas do primeiro sprint estão em andamento com previsão de finalização até dezembro.
Antes da solução, as disfunções na cadeia clínica e assistencial resultavam em atrasos e lentidão no processo de interfaceamento, além de alto custo operacional.
“A solução possibilitou autonomia, flexibilidade e agilidade na automação de processos manuais, porém vitais para habilitar o interfaceamento junto aos sistemas de gestão dos nossos clientes, além de possibilitar o desenvolvimento de interfaces e integrações para atender necessidades específicas do negócio”, destaca David Quites, head de integração de TI do Grupo Pardini.
Com as funcionalidades nativas da solução, o Grupo Pardini também pôde implementar a portaria 1.792 do Governo Federal, que determina o envio de notificações dos resultados de exames da Covid-19 ao SUS, normalizando esses dados no padrão FHIR de assistência médica avançada.
“Os médicos e os sistemas públicos de saúde precisam desesperadamente de informações clínicas completas e atuais para tratar corretamente os pacientes. A Infor orgulha-se de permitir que o Grupo Pardini, com outras organizações de saúde em todo o Brasil, melhore a eficiência e apresente índices de satisfação dos seus clientes”, afirma Joel Rydbeck, diretor e GM Infor Health Latam.
A americana Infor foi criada em 2002, tem sede em Nova Iorque e conta com 17 mil funcionários e 67 mil clientes em mais de 175 países.
Fundado em 1959, o Grupo Pardini possui 123 unidades próprias, sendo 75 em Minas Gerais, cinco em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia, além dos mais de 6 mil laboratórios, clínicas e hospitais conveniados em todo o Brasil.
Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica.