
Felipe Santos, gerente de TI do Grupo JCA. Foto: divulgação.
O Grupo JCA, responsável pelas Viações Cometa, 1001, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão, implementou a solução de Robotic Process Automation (RPA, na sigla em inglês) da AutomationEdge, em um projeto desenvolvido pela Quality Digital, integradora de TI com sede em São Paulo.
O objetivo era obter ganhos em produtividade em mais de 250 contas de consumo. Com a implementação, os números da operação de contas de consumo registraram um aumento na taxa de efetividade nos últimos dois meses.
O total de processamentos no mês foi de 3.210, sendo verificados 107 registros por dia.
Antes, eram necessários quatro funcionários em tempo integral na equipe para realizar a verificação das contas, totalizando 640 horas mensais, com 40 minutos necessários para cada verificação.
No cenário atual, o robô leva no máximo 5 minutos para processar cada conta, ocupando cerca de um terço de um agente de execução.
Agora, a empresa estuda a possibilidade de que o projeto escale para novas áreas do negócio.
Fundado em 1948, o Grupo JCA conta com uma frota de mais de 2,5 mil ônibus que percorrem as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Entre as suas marcas, estão as viações Cometa, Catarinense, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão.
A companhia também atua no transporte de encomendas com a Buslog, com alcance de mais de 200 localidades, e em fretamento contínuo e eventual com a Opção Fretamento & Turismo.
Fundada em 1989, a Quality Digital tem escritórios em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, além de sedes na Europa, Espanha, Estados Unidos e Paraguai, e projetos em mais de 20 países. Com mais de 1,8 mil colaboradores, a companhia é listada no Bovespa Mais, da B3.
A integradora é parceira de marcas como Diligent, Automation Edge, Microfocus e VTEX. Entre os seus mais de 300 clientes ativos, estão Midea, Electrolux, Claro, Boticário, Volvo e Plurix.