BELEZA

Grupo Boticário conquista ISO 56002 6d91n

Somente outras oito empresas no Brasil aderiram ao ISO focado em inovação.  5t262m

14 de maio de 2024 - 08:44
Gustavo Dieamant, diretor executivo de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Boticário (Foto: LinkedIn)

Gustavo Dieamant, diretor executivo de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Boticário (Foto: LinkedIn)

O Grupo Boticário, uma das maiores empresas brasileiras de cosméticos, conquistou a certificação ISO 56002, referente às diretrizes de gerenciamento de inovação.

A implementação das normas foi realizada ao longo de 12 meses, juntamente da consultoria paulista Palas.

A ISO 56002 é formada por um conjunto de diretrizes voltadas para o aprimoramento da gestão da inovação nas organizações. 

A ideia é que suas normas, reconhecidas internacionalmente, ajudem as empresas a desenvolver uma estrutura desde a concepção de ideias até a entrega de novos produtos e serviços.

Desde sua criação em 2019, a certificação já foi obtida por cerca de 200 empresas em todo o mundo, nove das quais são brasileiras. 

No setor de tecnologia, a lista inclui apenas a Stefanini. O resto da lista inclui empresas do setor industrial como Messer Gases e Mazzafero; consultorias como a própria Palas e a GT Group; o hub de inovação Colméia, da Ciser, e a gigante de call center Atento, entre outras. 

Para se adequar às normas da ISO 56002, é preciso que a empresa valorize ideias que revolucionem como seu negócio funciona, tenha uma visão abrangente sobre os riscos de cada atividade, tenha flexibilidade para lidar com novas demandas, e aplique s.

Como resultado do projeto, o Boticário desenvolveu um manual de inovação que garante as boas práticas da ISO sob a temática inovação. 

O material facilita a gestão do conhecimento dentro da companhia, sendo uma espécie de guia, garantindo a criação de um banco de dados em prol da governança e de novas inovações.

A conquista do reconhecimento garante a companhia uma posição de destaque no cenário de beleza brasileiro e estabelece um novo padrão de excelência para o mercado.

“Quando afirmamos que os consumidores ocupam posição central em nosso modelo de negócio, isso significa que percorremos uma intensa e contínua jornada na busca por oferecer o que há de mais inovador e de excelência para nossos clientes, gerando valor e impacto positivo para todo o ecossistema de beleza”, explica Gustavo Dieamant, diretor executivo de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Boticário.

O Boticário é hoje a maior franqueadora do Brasil. São mais de 850 franqueados, duas fábricas — em São José dos Pinhais (PR) e em Camaçari (BA) —, além de quatro centros de distribuição. 

Além do nome principal, as franquias do grupo incluem as marcas Eudora, Quem disse, Berenice?, BeautyBox, Vult, Eume e Beleza na Web. A empresa possui mais de 4 mil pontos de venda no Brasil e presença em mais de 50 países, com 15 mil empregos diretos. 

Fundada em 1947 em Genebra, na Suíça, a Organização Internacional de Padronização (ISO) reúne especialistas de 164 países para desenvolver normas internacionais não-obrigatórias. No total, existem mais de 22 mil normas técnicas que contemplam mais de 50 modelos de gestão de negócios.

Leia mais 59b1u

ANALYTICS

Ex-Boticário é novo gerente de IA da Capgemini 4z6a1u

Há 396 dias
CARREIRA

Boticário ganha diretor de dados e IA 5y3d34

Há 424 dias
TESTES

Boticário testa IA generativa do Google 472q9

Há 583 dias
RUMOS

Grupo Boticário quer 3 mil em tecnologia até o final do ano k5r2

AROMA

Boticário lança fragrâncias digitais 571o2q

E-COMMERCE

Grupo Boticário compra Dr. Jones e3s21