
O Gringo auxilia o motorista com e de documentação e outras necessidades veiculares. Foto: Depositphotos
O Gringo, um aplicativo voltado para e a motoristas no monitoramento do veículo, acaba de captar R$ 150 milhões em uma rodada liderada pela Valor Capital, empresa global de capital de risco e investimentos.
A rodada também teve participação de investidores anteriores, como Kaszek Ventures, ONEVC e VEF.
Fundado em 2019, o aplicativo Gringo auxilia o motorista com e da documentação e da quitação de débitos existentes, como IPVA, licenciamento com CRLV Digital, multas e outras necessidades.
Para isso, a empresa conecta-se com APIs de bancos, despachantes e Detran para ar em tempo real as informações do carro e da carteira nacional de habilitação (CNH).
Além dos serviços do app, a startup tem um canal de comunicação por WhatsApp e redes sociais, onde compartilha conteúdos sobre o universo automotivo, como dicas, curiosidades e nova legislação de trânsito.
Conforme o Brazil Journal, o investimento deve acelerar o crescimento da base de usuários da empresa e permitir adicionar novos serviços na plataforma. A ideia é que a captação garanta recursos para os próximos três a cinco anos, quando a startup planeja realizar um IPO.
Atualmente, o Gringo conta com mais de 10 milhões de usuários, sendo 80% ativos. Nos próximos dois anos, a meta é chegar de 20 a 30 milhões.
Segundo Rodrigo Colmonero, fundador do Gringo, o plano para os próximos anos é consolidar os produtos que a empresa oferece, como seguro e crédito.
O o seguinte é utilizar os dados que a startup possui sobre os carros e o motorista para personalizar o processo de compra e venda de automóveis.
“Não sabemos ainda exatamente como vamos entrar, mas a ideia é ajudar os motoristas na compra e venda com um modelo mais asset light. Não vamos operar comprando e revendendo os carros, por exemplo, no modelo da Kavak", ressaltou Colmonero ao Brazil Journal.
Fundada em 2011, a Valor Capital Group é focada em oportunidades entre os mercados norte-americano e brasileiro de tecnologia, com presença em Nova York, Vale do Silício, Rio de Janeiro e São Paulo.
Atualmente, a empresa possui mais de US$ 2 bilhões em ativos sob gestão, distribuídos em seis fundos de investimentos. Desde sua fundação, a gestora já investiu em mais de 100 negócios, dos quais 21 são unicórnios.