CONEXÃO

Golpe usa Anatel para forçar troca de operadora 1p3s3n

Funcionários terceirizados da Oi e da Claro estariam envolvidos no esquema. 3j2y3k

15 de dezembro de 2023 - 15:52
Golpistas tinham call center e gravações (Foto: Depositphotos)

Golpistas tinham call center e gravações (Foto: Depositphotos)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está alertando os consumidores sobre um novo golpe em que supostos funcionários terceirizados da Oi e da Claro tentam convencê-los a trocar de operadora em nome da entidade.

O problema foi originalmente exposto pelo internauta Jeferson Menezes no X, antigo Twitter, no começo deste mês. Nos comentários da thread, outros usuários se queixam de ter ado pela mesma situação.

Segundo o cliente da Oi, ele vinha experimentando oscilações em sua conexão fornecida pela operadora em casa. Diante disso, contatou a Oi e a empresa enviou técnicos à sua residência para realizar testes, mas eles não identificaram o problema.

Desde então, o consumidor começou a receber diversas ligações com o DDD de Curitiba. As chamadas foram ignoradas até um técnico da Oi orientá-lo a não bloquear os números e a atendê-las.

Ao fazê-lo, o internauta se deparou com uma gravação que dizia ter encontrado um problema em sua região e que questionava se o episódio havia sido solucionado em sua casa. Ao responder que não, o usuário era redirecionado ao e.

“Nosso sistema identificou através da Anatel que você continua com problemas na sua internet que ainda não foram resolvidos e sua fatura está com valores acima dos contratados devido ao grande número de reclamações na sua região. A pedido da Anatel, a Claro fez um novo cabeamento de fibra óptica e está liberando para você a portabilidade sem custos para a nova rede 5G da operadora. A portabilidade automática não gera multas e é um direito seu garantido pelo Procon”, dizia a mensagem.

Depois da gravação, surgia uma atendente que possuía todos os dados do cliente e tentava convencê-lo a trocar o plano da Oi pelo da Claro. 

Um novo técnico chegou a visitar a residência de Menezes e identificou que o problema estava no modem, que deveria ser trocado. 

No meio do atendimento, entretanto, o cliente alega que o técnico recebeu uma ligação e que, depois disso, seu discurso mudou. Depois da chamada, o técnico deu uma desculpa e disse que outro profissional viria resolver a situação. 

O novo técnico nunca apareceu e as ligações continuaram, com insistência para que fosse feita a migração.

Em determinado momento, outra suposta atendente do e chegou a dizer que fazia parte de uma empresa que tinha um sistema vinculado à Anatel, através do qual conseguia ver quem tinha problemas com as operadoras para orientar essas pessoas a realizarem a portabilidade.

O cliente foi informado, ainda, que o problema com sua internet era nacional devido ao processo de recuperação judicial ao qual a Oi está submetida.

Em resposta, a Anatel disse que “não entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar a troca de prestadoras de serviço”. A entidade afirma já estar analisando o evento e ter oficiado as empresas envolvidas.

A Oi, por sua vez, diz que está apurando o episódio e que se compromete em respeitar a privacidade de seus consumidores.

Já a Claro garante que investe em procedimentos de segurança e que também apura as denúncias, segundo revela a Folha de S. Paulo.

Leia mais 59b1u

CRIME

Golpistas se am por médicos 1m6n6d

Há 526 dias
ON-LINE

Senacon monitora anúncios falsos com UFRJ 691y40

Há 534 dias
PIONEIRISMO

Brasil tem golpe inédito 612n10

Há 543 dias
TELECOM

Anatel punirá operadoras omissas em casos de golpe x291c

CRIME

Franuí: mais fácil cair em golpe do que comprar 573se

FAKES

Google e Facebook: problemas por anúncios falsos 4363f