TELECOM

Golpe por SMS preocupa Anatel 681a5c

Com dispositivos clandestinos, criminosos conseguem ar senhas e contas bancárias. j6031

24 de janeiro de 2025 - 18:51
Ação da Polícia Civil e Anatel - Foto: Anatel

Ação da Polícia Civil e Anatel - Foto: Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai reunir seu conselho consultivo em fevereiro para tratar das atuações do órgão e discutir uma prática ilegal que desperta preocupação na agência e na polícia.

O crime em questão é um golpe por SMS praticado com aparelhos que simulam uma Estação de Rádio Base (ERB), usados para interceptar mensagens fora da rede autorizada, com o objetivo de obter códigos de o para senhas e contas bancárias.

Nesta semana, a Polícia Civil do Estado de São Paulo realizou uma operação na capital paulista, acompanhada de técnicos da Anatel, que resultou na apreensão de equipamentos clandestinos – sem certificação da Anatel – utilizados na prática ilegal.

A denúncia partiu de uma operadora de telefonia móvel, que registrou interferências em seus equipamentos. Uma investigação de quase um mês entre polícia e Anatel, com monitoramento espectral, uso de drones e drive-tests, identificou a fonte emissora.

Os equipamentos foram encontrados instalados dentro de um apartamento na Zona Sul de São Paulo, próximo à Marginal Pinheiros e à Ponte Eusébio Matoso, local onde muitos escritórios e sedes de empresas estão instalados.

Uma ERB, conhecida popularmente como torre de celular, é uma infraestrutura usada na comunicação móvel para conectar dispositivos, como celulares e modems, à rede de telefonia e internet. 

A estrutura é composta por equipamentos de transmissão e recepção de sinais de rádio que permitem a comunicação entre os dispositivos móveis e a central da operadora.

Segundo a Anatel, esta é a terceira apreensão de equipamentos com esta finalidade em pouco mais de seis meses.

A atividade de telecomunicação clandestina é um crime previsto na Lei Geral de Telecomunicações. A pena resulta na detenção de dois a quatro anos, aumentada na metade em caso de dano, além da multa de R$ 10 mil.

Na reunião do Conselho Consultivo da Anatel, será discutido um panorama do combate ao uso e à venda de aparelhos sem certificação, em todos os âmbitos, incluindo os comercializados por marketplaces e que não foram regularizados.

Leia mais 59b1u

BARULHO

Dispositivo usa IA para desligar caixas de som 7322s

Há 130 dias
PROTOCOLO

Ligações de emergência agora têm localização 3i4r48

Há 156 dias
DOAÇÕES

200 sites falsos tentam roubar corinthianos 325m7

Há 128 dias
SE MEU FUSCA FALASSE

Volkswagen faz fiasco com dados 2b2t4r

NOVA APOSTA

Nubank lança oficialmente serviço de telefonia 1v282f

FELINOS

Anatel: hackathon para bloquear "gatonet" 6n5j1c

ANTIGOLPES

Anatel vai identificar chamadas de telemarketing 3924k