.png?w=730)
A empresa alega reestruturação interna (Foto: Pexels/Yan Krukov)
A Gama Academy, plataforma digital para formação de habilidades em tecnologia, parte da Ânima Educação, desligou mais de 40 funcionários nesta semana, cerca de 40% do time de colaboradores da empresa composto por aproximadamente 100 pessoas.
Em uma lista ainda em atualização publicada pelo site Startups, já constam 42 demissões em áreas como produto, desenvolvimento e análise de projeto.
Nela, aparecem nomes de liderança como Ricardo Ferro e Marcela Marche, diretor de tecnologia e diretora de produtos, respectivamente.
À reportagem, a Gama Academy confirmou os cortes e alegou estar ando por uma reestruturação interna, principalmente nas equipes de tecnologia e produtos, de tamanho não especificado.
A edtech garantiu que os colaboradores dispensados “serão encaminhados e sugeridos para oportunidades na Ânima Educação”.
Os funcionários afetados receberam a justificativa de que a decisão foi tomada “devido ao cenário atual do mercado, e prezando a ‘saúde financeira’ da empresa”, negando qualquer ligação com motivos relacionados a desempenho ou comportamento.
Após os desligamentos, os colaboradores devem receber por mais um mês os benefícios oferecidos pela empresa, além de apoio para recolocação no mercado.
Apesar da Gama chamar atenção para o fato de que busca realizar mudanças de forma humanizada para reduzir o impacto nos funcionários, um dos colaboradores afetados relatou ao Startups que não teve chance de se despedir de seus colegas ao ter todo seu o interrompido logo após sua demissão.
Os cortes dão continuidade à onda de desligamentos que o segmento das startups tem experienciado recentemente. Nos últimos meses nomes como Alice, Ebanx e QuintoAndar registraram demissões em massa.
Fundada em 2016, a Gama seleciona e capacita profissionais para atuarem nas áreas de programação, design, marketing e vendas, contando com 650 empresas atendidas, dentre elas Magazine Luiza, VTEX, Itaú e Accenture.
A plataforma conta com cursos abertos e in company em áreas como data science, UX/UI design, growth marketing, full stack development, product management, inside sales, customer success e inteligência artificial.
No total, são mais de 270 mil profissionais de tecnologia na plataforma, com 30 mil alunos formados, cerca de 90% empregados em menos de seis meses, com uma média de aumento de salário de 2.2 vezes e uma taxa de satisfação e recomendação dos alunos de 93% de aprovação.
Em 2021, ela foi adquirida pela Ânima Educação através de um investimento inicial de R$ 33,8 milhões, cerca de 55,78% da operação da edtech.