
Gustavo Almeida, CIO da Fruki Bebidas.
A Fruki, uma das maiores empresas de bebidas do sul do país, conseguiu cortar em 46% suas despesas recorrentes com bancos de dados Oracle hospedados na Oracle Cloud, depois de uma consultoria da Octafy.
A nuvem da Oracle armazena dados dos sistemas de RH, vendas e financeiro da Fruki.
“Ampliar controles e governança, como o FinOps, nos permite reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e reinvestir naquilo que gera valor para a companhia", destaca Gustavo Almeida, CIO da Fruki Bebidas.
FinOps no caso a uma prática emergente que combina finanças, operações e tecnologia para ajudar as organizações a gerenciar de forma eficaz os custos da computação em nuvem.
A Fruki migrou em 2018 a maior parte de seus workloads para a Microsoft Azure.
Em 2022, adicionou a nuvem da Oracle, deixando uma proporção de 70% e 30%, respectivamente.
Hoje, 95% dos sistemas da empresa estão na nuvem.
No começo do ano, a empresa agregou ainda solução de disaster recovery da Pure Storage.
Fundada em 1924, Fruki é uma marca muito conhecida no Rio Grande do Sul. A empresa conta com oito linhas de produção automatizadas com capacidade para fabricar até 620 milhões de litros de bebidas por ano.
No portfólio, estão os refrigerantes da marca Fruki; os refrescos Frukito; a linha Sabores Intensos, com Água Tônica e Citrus; os sucos Com/Tem; o energético Elev; a cerveja Bellavista; e a água mineral Água da Pedra.
Já a Octafy foi fundada em 2017 por Everton Dias e Rafael Rech, dois ex-executivos da Oracle no Rio Grande do Sul.
A empresa se tornou parceira Gold da Oracle e especialmente com as ofertas de DBAaaS (DBA-as-a-Service), consultoria, venda de produtos e computação em nuvem.