
Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná. Foto: Divulgação.
A cooperativa agroindustrial Frísia fechou com a Oracle um projeto de implantação de ERP com tecnologia e infraestrutura da multinacional.
O acordo foi divulgado no LinkedIn e celebrado como “um dos maiores cases do Agro no Brasil”.
Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada para leite, carne e grãos.
A organização conta com 1,1 mil colaboradores e 850 cooperados.
Em 2017, a empresa registrou faturamento de R$ 2,4 bilhões, o que significa uma alta de 2,7% em relação ao ano anterior.
As cooperativas agrícolas se tornaram um cliente disputado para projetos de ERP nos últimos anos.
A agricultura seguiu crescendo apesar da crise e muitas cooperativas rodam sistemas antiquados, desenvolvidos por pequenas empresas regionais ou mesmo internamente.
Hoje, todos os grandes têm cases recentes na área.
A Minasul, uma das maiores cooperativas de café do Sul de Minas, implantou o sistema de gestão AX da Microsoft com consultoria da Inove.
A SLC Agrícola, um dos maiores grupos de produção de commodities agrícolas do país, começou a substituição de uma série de tecnologias de diferentes fornecedores, incluindo o sistema de gestão da Oracle, por um novo ambiente baseado em produtos da Totvs.
Mas, aparentemente, quem mais tem fechado contratos é a SAP. Nos últimos tempos, adotaram softwares da multinacional alemã a Coopercitrus, uma das maiores cooperativas agrícolas de São Paulo; a Agrária, cooperativa agroindustrial sediada no Paraná, e a cooperativa agrícola Comigo, de Goiás, para citar três exemplos.