
Cassius Schymura, novo diretor executivo da Franq. Foto: Divulgação
A Franq Open Banking, startup catarinense que conecta bancários autônomos a instituições financeiras, contratou Cassius Schymura, ex-CEO da Quod, como seu novo diretor executivo.
Com mais de 30 anos de experiência profissional, o executivo também se torna partner e membro do conselho da empresa.
Schymura vem atuando no ramo de startups desde 2019, quando ou a fazer parte do conselho istrativo do Banco Sofisa. Desde então, já foi sócio-gerente na Ipanema Ventures, mentor na Endeavor e esteve no conselho da Card-Dynamics.
Suas experiências mais recentes foram como CEO na Quod, a de dados financeiros criada pelos principais bancos do Brasil, e da Trademaster, uma fintech de vendas nas cadeias de distribuição e varejo.
Anteriormente, ou mais de 13 anos no Banco Santander, onde entrou como superintendente de meios de pagamento e ou por cargos como head de cartões e acquiring business e head de cartões e produtos de varejo.
O executivo também atuou como superintendente de produtos do Itaú Unibanco por dez anos.
Na Franq, Schymura será responsável por expandir a cultura de dados da empresa, visando crescer e engajar mais os clientes.
“Com dados, eu posso fazer abordagens mais certeiras porque conheço a demanda e como cada parceiro se comporta. Isso faz com que seja possível alavancar a relação tanto com eles como com o consumidor final, já que diminuímos a burocracia e realizamos esse match de aprovação com maior facilidade”, explica.
Com sede em Florianópolis, a Franq foi criada em 2018 e conta com 649 funcionários. A proposta da plataforma é transformar bancários em Personal Bankers para atuar de forma autônoma, sem vínculo a um único banco.
Por meio da arquitetura do Open Banking, mais de 4,7 mil profissionais cadastrados já oferecem mais de 150 produtos financeiros de 50 instituições, incluindo bancos tradicionais e fintechs, para mais de 155 mil clientes.