COISAS

Florianópolis amplia cobertura para IoT 606u2q

Fundação Certi entrou no The Things Network, rede LoRa focada em Internet das Coisas. ns3r

31 de outubro de 2019 - 14:22
Florianópolis amplia sua cobetura para aplicações de Internet das Coisas.

Florianópolis amplia sua cobetura para aplicações de Internet das Coisas.

Florianópolis acaba de ampliar a cobertura na cidade da The Things Network (TTN), uma rede de comunicações focada em aplicações de Internet das Coisas (IoT), que agora a a contar com cinco pontos na cidade.

Dois pontos extras, os chamados gateways, foram aportados com a entrada da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), instituição privada de ciência e tecnologia sediada na capital catarinense.

A rede funciona em Florianópolis desde 2016, com pontos na IFSC, CIASC e ACATE. Agora o Certi colocou pontos dentro da UFSC, onde está instalado e mais um no Morro da Cruz, na região central da cidade.

A The Things Network funciona dentro do padrão LoRa, uma tecnologia de comunicação de rede sem fio, longa distância e baixo consumo energético. 

O padrão de comunicação permite coberturas de 10 quilômetros quadrados e é ideal para tráfego de dados em baixa escala e com pouco consumo de energia, típico de aplicações de IoT. 

A The Things Network (TTN) é uma rede de IoT aberta fundada na Holanda em 2015. 

De acordo com o levantamento da TTN, entre maio de 2018 e março de 2019, o número de desenvolvedores aumentou de 38 mil para mais de 64 mil, enquanto a quantidade de gateways ao redor do mundo cresceu cerca de 80%, saltando de 3,7 mil para mais de 6,7 mil.

Ao todo, existem redes do tipo em 18 cidades do país, incluindo Porto Alegre, ville, São Paulo e Recife, entre outras.

"Consideramos a entrada da CERTI na TTN Florianópolis um estímulo essencial para alavancar o desenvolvimento da região no âmbito de Internet das Coisas. Além de disponibilizarmos uma rede de aberta, segura e de larga escala, pretendemos capacitar a comunidade oferecendo treinamentos no uso da tecnologia LoRa", diz o coordenador de sistemas embarcados da CERTI, Gustavo Henrique Nihei. 

Além de ingressar na TTN, a CERTI também faz parte do Core Team da rede, que trabalha para estimular  a comunidade, aumentar a área de cobertura e promover melhorias contínuas. 

Atualmente, o Core Team da TTN Florianópolis já conta com membros de empresas como CIASC e Khomp, startups como Aquarela e Byond, além de representantes universitários como professores da UFSC e do IFSC e o grupo PET-MA.

Leia mais 59b1u

INOVAÇÃO

Brain, da Algar Telecom, tem novo conselheiro 3v1sl

Há 2039 dias
AUTOMAÇÃO

Sapura utiliza IoT em navios com Splunk 6473y

Há 2058 dias
INDÚSTRIA 4.0

FMM implanta IoT em fábrica de componentes para Jeep 3c4o3o

Há 2064 dias
FUTURO

WEG: mais uma compra foca Indústria 4.0 373r68

INDÚSTRIA 4.0

SKA e Meta investem na Ayga 3kr1d

ATENDIMENTO

Finep destina R$ 200 milhões para Indústria 4.0 135f27

CHIPS

HT Micron vai implementar S/4HANA com Meta x3438

AUTOMAÇÃO

WEG compra 51% da PPI Multitask 133y5j

INDÚSTRIA 4.0

SKA tem centro de manufatura digital 5l3t

PARCERIA

Santos tem acordo educacional com AWS 46r2z